Notícias

08/06/2020
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Comunicado às organizações proponentes ao Edital ‘Territórios Livres de Mineração’

Comunicado às organizações proponentes ao Edital ‘Territórios Livres de Mineração’

O Comitê Gestor agradece imensamente o envio de projetos ao Edital ‘Territórios Livres de Mineração’. O empenho coletivo das organizações sociais de Barcarena e Abaetetuba foi uma importante demonstração das diversas potencialidades existente nesses territórios. 

Assim como a elaboração dos projetos, a avaliação dos mesmos também é realizada em coletivo. O Comitê Gestor é o grupo responsável por analisar e selecionar estes projetos, o resultado desta seleção estava previsto para o dia 17 de março de 2020. Contudo, neste mesmo período, o Brasil começou a ser afetado pela pandemia do Covid-19, que dura até os dias atuais.  

As orientações sanitárias mundiais recomendam o distanciamento social como principal medida em combate à pandemia. A Fase/ Fundo Dema e as organizações do Comitê Gestor atenderam a estas recomendações e o processo de seleção dos projetos foi interrompido. O agravamento do contágio da doença, acompanhado das inúmeras mortes e pressões ao sistema de saúde, fez com que o Governo do Pará decretasse lockdown em 17 cidades do estado (Decreto Estadual – Governo do Estado do Pará nº 729/2020).

Todo este contexto impossibilitou a retomada de seleção dos projetos, pois o processo necessitava de consulta, conferência e manuseio dos documentos encaminhados pelas organizações, tanto via digital quanto física, via correios, sob a guarda documental da Fase/Fundo Dema. No entanto, a Fase/Fundo Dema não poderia funcionar durante o lockdown, sob pena de multa e risco de contaminação de educadores e educadoras. 

Após o fim deste bloqueio em Belém, a Fase/Fundo Dema retomou imediatamente a seleção de projetos presencialmente e conta com a participação virtual dos demais membros do Comitê Gestor, cujos representantes estão em municípios (Barcarena e Abaetetuba) que continuam em bloqueio de suas atividades e isolamento social. 

Superando todas as dificuldades para realizar um processo como esse, combinando a participação presencial e virtual de seus membros, O COMITÊ GESTOR DO FUNDO SOCIOAMBIENTAL BARCARENA E ABAETETUBA INFORMA QUE DIVULGARÁ O RESULTADO DA SELEÇÃO DOS PROJETOS AO EDITAL ?TERRITÓRIOS LIVRES DE MINERAÇÃO? NO SITE DO FUNDO DEMA NO DIA 15 DE JUNHO. Contamos com a compreensão de todos e todas.


Fraternalmente,

Belém-PA, 08 de junho de 2020 

João Gomes da Silva Neto
Presidente do Comitê Gestor