Boa noite! Sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Seminário sobre mortandade de abelhas no Baixo Amazonas

Postado em 04/06/2018 as 17:08:05
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Fórum Regional de Combate aos impactos causados por agrotóxicos do Baixo Amazonas promove evento em Santarém para discutir a mortandade das abelhas devido aos agrotóxicos, o que desencadeia uma série de problemas, afetando apiários (criadouros de aves) e meliponários (produtores de mel). Com o tema “Os impactos dos agrotóxicos na mortandade de abelhas na região do Baixo Amazonas”, o seminário ocorre nesta terça-feira (05), de 8h30 às 17h, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará, em Santarém. 

O evento é voltado a criadores de abelhas e produtores de mel de Santarém, Belterra, Mojui dos Campos e outros municípios do Baixo Amazonas, assim como estudantes, agrônomos, agricultores e demais interessados no tema. Entre os palestrantes estarão presentes Francisco Plácido Magalhães, da universidade Federal do Pará (UFPA), que é engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia Biologia Vegetal Tropical, doutor em Ciências Biológicas (Botânica) e Especialista em Apicultura; Paulo Taube, da Universidade Federal do Oeste do Pará, químico industrial, mestre em Química Orgânica e doutor em Química Analítica; Antonio José Mota Bentes, pesquisador, educador, coordenador técnico e institucional na Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema). 

Os convidados falarão sobre as abelhas como bioindicador de qualidade ambiental; o histórico da criação de abelhas na região; os impactos sociais e ambientais do uso de agrotóxicos próximo a locais habitados; processo de licenciamento para mel e derivados, pela Adepará e troca de experiências entre apicultores da região. 

A atividade é uma realização do Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos e recebe apoio do Ministério Público de Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) e Fase Amazônia. 

Serviço:

Seminário sobre mortandade de abelhas no Baixo Amazonas (atividade aberta ao público)
Dia: 5 de junho (terça-feira)
Hora: 8h30 às 17h
Local: Auditório do Ministério Público - Av. Mendonça Furtado, em frente ao hotel Barrudada



Rua Bernal do Couto, 1329, bairro: Umarizal, CEP: 66055-080 - Belém/PA
Tel.: (91) 4005-3751 / (91) 4005-3755| E-mail: fundodema@fase.org.br
CNPJ: 33.700.956/0004-06