Boa tarde! Domingo, 22 de outubro de 2017

Fórum Mundial da Água realiza nova consulta pública online com apoio de agência da ONU

Postado em 03/08/2017 as 10:35:13

Até 13 de agosto, está aberta uma rodada de consultas públicas online realizadas pelo 8º Fórum Mundial da Água. Qualquer pessoa, leigo ou especialista, pode dar sua contribuição aos debates. A Cap-Net, rede de capacitação em gestão da água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), participa da iniciativa como moderadora dos debates.

Jovens deslocados internos enchem recipientes com água no acampamento Dalori, em Maiduguri, no estado de Borno, na Nigéria. Foto: UNICEF/Gilbertson

Jovens deslocados internos enchem recipientes com água no acampamento Dalori, em Maiduguri, no estado de Borno, na Nigéria. Foto: UNICEF/Gilbertson

Até 13 de agosto, está aberta uma rodada de consultas públicas online realizadas pelo 8º Fórum Mundial da Água. Na plataforma “Sua Voz”, desenvolvida especialmente para o encontro global, é possível participar de seis salas virtuais de discussões, divididas entre os temas clima, pessoas, desenvolvimento, cidades, ecossistemas e finanças. Qualquer pessoa, leigo ou especialista, pode dar sua contribuição.

Esse é o segundo ciclo de diálogos preparatórios para o evento, que acontece dos dias 18 a 23 de março de 2018 em Brasília. Durante a primeira rodada, que teve início em 13 de fevereiro e se encerrou nesta semana, a plataforma teve mais de 20 mil acessos, com destaque para visitantes do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia. Nos espaços de debate, foram feitas cerca de 550 sugestões sobre temas para o Fórum.

A Cap-Net, rede de capacitação em gestão da água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), participa da iniciativa como moderadora dos debates no espaço sobre desenvolvimento. A equipe do Fórum esclarece que o portal é um lugar para que indivíduos de diferentes partes do mundo possam expressar suas opiniões e compartilhar experiências capazes de enriquecer as discussões sobre políticas de recursos hídricos.

A organização do Fórum sistematizou um relatório da primeira rodada, com estatísticas sobre os problemas e soluções debatidos na plataforma online. Acesse o documento clicando aqui.

Participe da nova rodada de consultas clicando aqui.

As pautas abordadas pelo público servirão de subsídios para que a equipe do Fórum defina a programação e as sessões do evento. Uma terceira rodada de discussões está prevista para começar em setembro. A plataforma “Sua Voz” está disponível em inglês e português e possui uma ferramenta de tradução para 90 idiomas.

8º Fórum Mundial

O Fórum Mundial da Água contribui para os diálogos que orientam processos decisórios globais sobre o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. O encontro é organizado pelo Conselho Mundial da Água, instituição que reúne cerca de 400 organismos internacionais, governamentais, da sociedade civil, do setor privado e da academia. Essas entidades parceiras estão espalhadas por aproximadamente 70 países.

Entre os membros do Conselho, estão a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) recebeu em janeiro de 2017 o estatuto de membro-observador.

Fonte: ONU Brasil

Link: https://nacoesunidas.org/forum-mundial-da-agua-realiza-nova-consulta-publica-online-com-apoio-de-agencia-da-onu/

Rua Bernal do Couto, 1329, bairro: Umarizal, CEP: 66055-080 - Belém/PA
Tel.: (91) 4005-3751 / (91) 4005-3755| E-mail: fundodema@fase-pa.org.br
CNPJ: 33.700.956/0004-06