Bom dia! Domingo, 19 de maio de 2019

Empresa é interditada após despejo irregular de urina e fezes de gado em rio do Pará

Postado em 03/05/2019 as 17:09:44
Além da interdição, empresa será notificada por outros dois autos de infração. O caso foi denunciado na última terça (30) por moradores do município.

Por G1 PA — Belém 

Manifestantes apontam irregularidades na atuação de empresa no Pará. — Foto: Reprodução

Manifestantes apontam irregularidades na atuação de empresa no Pará. — Foto: Reprodução


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) anunciou na tarde desta sexta-feira (3) a interdição da empresa Minerva Foods, que atua no município de Abaetetuba, nordeste do Pará. De acordo com a secretaria, a empresa construiu e utilizou, sem autorização, uma vala para escoar os dejetos de animais no rio Curuperê.

O caso foi denunciado pela comunidade que vive ao redor do igarapé na última terça-feira (30). Segundo eles, o rio estava sendo contaminado por um suposto despejo de fezes e urina de gado vindos de uma tubulação da empresa Minerva Foods. De acordo com os moradores, muitas pessoas estavam doentes e com dor de estômago. Na ocasião, a empresa negou qualquer tipo de despejo.

De acordo com a Semas, além da interdição, a empresa será notificada por outros dois autos de infração: um por descumprimento de condicionante de licença ambiental e outro por exercer atividade em desacordo com a licença de operação.

A Semas ainda aguarda o resultado da análise da água para a confirmação técnica de poluição. Caso seja confirmada, a empresa pode receber uma terceira multa ambiental.

A empresa tem prazo legal de 15 dias para se manifestar. O valor máximo previsto em legislação, para cada multa, é de cerca de R$5 milhões.

Em nota, a empresa Minerva Foods informou que não comenta casos jurídicos em andamento, mas reitera que adota as melhores práticas na condução de suas atividades e atua em colaboração permanente com os órgãos de controle ambiental e social.

Fonte: G1 Pará

Link: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/05/03/empresa-e-interditada-apos-despejo-irregular-de-urina-e-fezes-de-gado-em-rio-do-para.ghtml

Rua Bernal do Couto, 1329, bairro: Umarizal, CEP: 66055-080 - Belém/PA
Tel.: (91) 4005-3751 / (91) 4005-3755| E-mail: fundodema@fase.org.br
CNPJ: 33.700.956/0004-06