Bom dia! Quinta-feira, 18 de julho de 2019

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã

Postado em 17/06/2019 as 17:43:13

Por Sílvio Túlio e Thaís Luquesi, G1 GO e TV Anhanguera

 

Um pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu que um tipo de agrotóxico usado para aumentar o tempo de conservação da maçã, acaba, com o decorrer do tempo, penetrando no fruto, não ficando restrito à casca. O trabalho foi realizado em parceria com uma universidade da Louisiana, nos EUA.

A pesquisa foi realizada como tese de doutorado de Igor Pereira. Ele explica que o produto é usado nas maçãs para evitar seu apodrecimento durante o transporte entre as cidades.

?O objetivo da pesquisa foi aplicar um fungicida na pós-colheita, chamado imazaliu, na casca da maçã e verificar se esse composto penetra a casca da maçã?, explica.

Para fazer o experimento, foi retirada uma fatia fina da fruta. A análise foi realizada em um aparelho normalmente usado para rastrear células cancerígenas.

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã ? Foto: Reprodução/TV AnhangueraPesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã ? Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã ? Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os resultados apontaram que a penetração do agrotóxico na fruta aumenta com o passar do tempo: nos primeiros 30 minutos, somente na casca; em um dia, avançou um milímetro na polpa da fruta; no quarto dia, três milímetros.

Segundo a UFG, o estudo foi publicado na revista americana Analytical Chemistry. O orientador da tese e professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explicou a importância da pesquisa.

?Infelizmente a gente está consumindo, por tabela, uma grande quantidade de agroquímico. Essa pesquisa sendo um alerta, para que seja um argumento para balizar essa liberação exacerbada de agroquímico?, afirma.

Fonte: G1

Link: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/06/16/pesquisa-da-ufg-concluiu-que-agrotoxico-penetra-alem-da-casca-da-maca.ghtml?fbclid=IwAR2hFLaFvryusbiV6xIZ_tbPhuzWUtyNuWH3TRzKKu1I5lO1hDJV6Tl7lpI

Rua Bernal do Couto, 1329, bairro: Umarizal, CEP: 66055-080 - Belém/PA
Tel.: (91) 4005-3751 / (91) 4005-3755| E-mail: fundodema@fase.org.br
CNPJ: 33.700.956/0004-06