Bom dia! Terça-feira, 15 de junho de 2021

Edital Cidades Amazônicas: floresta viva em movimento

Postado em 15/06/2021 as 08:01:26
Com o objetivo de fortalecer a luta contra o avanço do desmatamento, o agravamento da crise climática e outros impactos socioambientais por meio da manutenção de florestas vivas e o fortalecimento das organizações populares em movimento nas cidades, aliadas aos povos do campo, das águas e das florestas, o Fundo Dema lança o Edital Cidades Amazônicas: floresta viva em movimento.
O apoio se destina a grupos, coletivos e organizações comunitárias urbanas e periurbanas, priorizando juventudes e mulheres, que sejam: negros/as, indígenas, agricultores/as, agroextrativistas, quilombolas, ribeirinhos/as, comunicadores/as populares, artistas, artesãos, afro religiosos/as, evangélicos/as, católicos/as e de outras manifestações religiosas.
Os projetos podem integrar um ou mais das três linhas temáticas disponibilizadas: 1. Fortalecimento das Articulações Locais e suas Articulações; 2. Mudanças Climáticas e Racismo Ambiental; Agroecologia, Soberania, Segurança e Nutricional nas Cidades.
Contando com a parceria da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) na Amazônia e Mato Grosso, Associação Agroecológica Tijupá e Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), o Edital alcança 21 cidades dos Estados do Pará, Mato Grosso e Maranhão, entre elas: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Altamira, Placas, Uruará, Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Itaituba e Jacareacanga, no Pará; Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, no Mato Grosso; São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara, no Maranhão.
Para auxiliar as organizações e coletivos na produção das propostas, o Fundo Dema realiza oficinas de elaboração de projetos virtuais com agendas programadas para os três estados. As inscrições para estas oficinas devem ser feitas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7YOKR2l4DxLarexI8PO_OQf9b1yaYGKstAldBf2b6lOl6Rw/viewform
A produção dos projetos também pode ser subsidiada pelo Guia e Elaboração, Gestão e Monitoramento de Projetos disponibilizado pelo Fundo Dema. As propostas devem ser encaminhadas no período que vai de 15 de junho a 30 de julho de 2021, para o e-mail cidadesamazonicas@fase.org.br, ou pelos Correios com os documentos originais, para o endereço abaixo.
FUNDO DEMA – Somos a Floresta
Rua Bernal do Couto, 1329 - Bairro: Umarizal – Belém/PA – CEP: 66.055-080
Rua Bernal do Couto, 1329, bairro: Umarizal, CEP: 66055-080 - Belém/PA
Tel.: (91) 4005-3751 / (91) 4005-3755| E-mail: fundodema@fase.org.br
CNPJ: 33.700.956/0004-06