Notícias

06/12/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

BR 163 realiza encontro preparatório ao Fórum Social Panamazônico

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Realizado em três etapas, o Pré-Encontro do Fórum Social Panamazônico (FSPA) ocorrido na região da BR 163, no Pará, reuniu representantes de organizações dos movimentos sociais, além de contar com a participação de dezenas jovens, durante a preparação para o encontro a ser realizado no próximo ano, na cidade de Tarapoto, no Peru.

A primeira atividade foi realizada no dia 15 de novembro. Cerca de 150 participantes estiveram no ginásio poliesportivo da comunidade São Pedro, situada no Km 26 da BR 163. Reunindo moradores dos municípios de Aveiro, Itaituba, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga, o encontro buscou articular os movimentos sociais e comunidades tradicionais contra o modelo de desenvolvimento predatório que causa devastação ambiental e inúmeros problemas sociais. A partir do tema “Amazônia: Território, Luta e Resistência”, a atividade oportunizou o debate sobre os grandes projetos previstos e também os já instalados na Amazônia, bem como as ações de luta e resistência dos povos da região.

Participantes dialogaram sobre o avanço do capital na Amazônia e as ameaças à biodiversidade e aos habitantes


O segundo encontro reuniu jovens das comunidades rurais do Km 30. Realizada no distrito de Campo Verde, no dia 25 de novembro, a atividade contou com a participação de Andréa Rente e Sandro Leão, ambos docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que abordaram o desenvolvimento do agronegócio na Panamazônia.

A terceira atividade integrou a juventude da cidade de Itaituba. No dia 03 de dezembro, cerca de 50 jovens estiveram no encontro ocorrido no Ginásio Poliesportivo, localizado no km 25, e que contou com a participação de Iury Charles, integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O militante debateu sobre o modelo de energia na Amazônia, pautado na destruição da biodiversidade e desterritorialização de povos e comunidades tradicionais.

Elmara dialoga sobre os retrocessos da PEC 55 e o agravamento dos problemas sociais, caso a proposta seja aprovada


De acordo com Elmara Guimarães, que integra o comitê local do FSPA, os encontros realizados possibilitaram a democratização do diálogo em defesa da Amazônia e de seus povos. “As atividades foram bastante participativas. Com os subsídios do que foi debatido, estamos preparando uma carta com demandas a serem encaminhadas ao Fórum Social Panamazônico. Além disso, tivemos a oportunidade de debater sobre a PEC 55 e os retrocessos que poderá causar à sociedade, e ainda nos articulamos para a participação no Fórum”, comentou.

Todas as atividades foram organizadas pelo comitê local do FSPA na região da BR 163, composto pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) Programa Amazônia/Fundo Dema, Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Itaituba, Associação dos Moradores da Comunidade Campo Verde, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Itaituba e Movimento dos Atingidos por Barragens.


Veja mais fotos