Projeto Amazônia Agroecológica

O projeto Amazônia Agroecológica é uma ação articulada entre o Fundo Dema e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), por meio de seus programas regionais nos Estados do Mato Grosso e Pará.

A ação conta com o apoio do Fundo Amazônia e tem como objetivo dinamizar e fortalecer práticas agroecológicas para a promoção da conservação e uso sustentável da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, a garantia da segurança alimentar e nutricional e dos direitos territoriais. Isso por meio do apoio a projetos comunitários e ações desenvolvidas pela FASE e Fundo Dema, em seus territórios de atuação.

Em 2019, o Fundo Dema lançou a Chamada Pública Unificada Amazônia Agroecológica, tendo aprovado 42 projetos comunitários de povos indígenas, comunidades quilombolas, agroextrativistas, agricultores/as familiares, pescadores, entre outras categorias de populações tradicionais, além de grupos de mulheres e jovens.

O projeto abrange os territórios da Transamazônica, BR 163, Baixo Amazonas e Nordeste Paraense. Confira abaixo o mapa de atuação.

Acesse aqui a lista de projetos homologados pelo Fundo Amazônia/BNDES

Leia as matérias relacionadas ao projeto Amazônia Agroecológica

Acesse os boletins informativos Somos a Floresta, produzidos pelo Fundo Dema

Leia o Guia de Elaboração, Gestão e Monitoramento de Projetos

Acesse o Caderno de Registro para os Projetos Apoiados pela Chamada Pública Unificada Amazônia Agroecológica

Veja os vídeos educativos para Elaboração, Gestão e Monitoramento de Projetos

Acompanhe os dados atualizados sobre a situação dos projetos apoiados, no Sistema de Homologação do Fundo Amazônia BNDES

Veja as fotos dos projetos apoiados pelo Fundo Dema, por meio do projeto Amazônia Agroecológica