Orientações para Projetos

Atualmente o Fundo Dema dispõe de dois meios para o encaminhamento de projetos, os quais se classificam em “Edital” e “Chamada Pública“.

Edital

Os Editais podem ser cobertos pelos rendimentos do fundo fiduciário ou podem ter uma cobertura financeira de origem diferenciada. Dessa forma, respectivamente são destinados a todo o público das áreas geográficas priorizadas pelo atendimento do Fundo Dema ou são cobertos por um financiamento específico e se destinam aos públicos dos comitês específicos de Fundo Derma: Fundo Dema de Apoio às Comunidades Quilombolas do ParáFundo Indígena de Xingu (FIX) e Fundo Autônomo de Mulheres Rurais da Amazônia.

No caso do Edital coberto pelo fundo fiduciário, as orientações para a elaboração dos projetos constam no Manual de Operações do Fundo Dema e valem para todo o público atendido pelo Fundo. Este tipo de Edital é publicado uma vez por ano, de acordo com a disponibilidade dos rendimentos do capital fiduciário.

No caso do Edital com financiamento específico, as orientações constam nos manuais de cada comitê. 

Chamada Pública

As Chamadas Públicas do Fundo Dema têm a sua origem na parceria entre FASE/Fundo Dema e o BNDES/Fundo Amazônia, seguindo as orientações decorrentes desta parceria. O atual contrato de parceria prevê 3 (três) Chamadas Públicas para Fundo Dema e Fundo Dema Quilombolas, além de 2 (duas) Chamadas para o Fundo Indígena de Xingu (FIX). 

Manuais de Operação

Manual de Operação Fundo Dema

– Manual de Operações Fundo Dema de Apoio às Comunidades Quilombolas

– Manual de Operações Fundo Indígena do Xingu

– Manual de Operações Fundo Autônomo de Mulheres Rurais da Amazônia

Envio de projetos

Os projetos deverão seguir o roteiro abaixo disponibilizado e as propostas devem ser enviadas ao seguinte endereço:  
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase/Fundo Dema   Rua Bernal do Couto, 1329 CEP: 66055-080 – Umarizal – Belém – Pará  

ATENÇÃO: Em razão da não publicação da 2ª Chamada Pública FIX, os projetos indígenas devem ser inscritos na Chamada Púbica Fundo Dema Geral.


ANEXOS

✔️ Roteiro de Relatório do Fundo Dema
✔️ Guia de Elaboração, Gestão e Monitoramento de projetos apoiados pelo Fundo Dema

Clique aqui para acessar o roteiro para elaboração de projetos 
Clique aqui para acessar as declarações para as habilitações dos projetos do FUNDO DEMA GERAL 
Clique aqui para acessar as declarações para as habilitações dos projetos do FUNDO DEMA QUILOMBOLA