Notícias

22/10/2014
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 1 minuto

Revista Agriculturas destaca a experiência do Fundo Dema

Por Élida Galvão

Ascom Fundo Dema

Em mais uma edição, a revista ‘Agriculturas’, produzida e publicada pela associação Agricultura Familiar e Agroecológica – AS-PTA, nos apresenta importantes experiências agroecológicas que possibilitam desenvolver uma economia agrícola baseada na sustentabilidade e na valorização da agricultura familiar. Desta vez, entre os artigos publicados na edição de julho de 2014, a revista apresenta a experiência do Fundo Dema, baseada em um modelo de gestão compartilhada, que garante a participação coletiva nas tomadas de decisão e nas ações.

Ressaltando a temática da pobreza e da insegurança alimentar, esta edição destaca práticas comunitárias de diversas regiões brasileiras que desenvolvem formas autônomas de sustento por meio de estratégias coletivas, com o objetivo de superar estruturalmente a pobreza e a miséria no Brasil. Entre estas articulações, o Fundo Dema se apresenta enquanto instrumento de acessibilidade de comunidades rurais aos recursos públicos. Há dez anos, este Fundo luta pelo fortalecimento dos ‘povos da floresta’ (indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, ribeirinhas e da agricultura familiar) e pelo fomento da justiça ambiental e climática.

Por meio de uma gestão democrática, o Fundo Dema apoia iniciativas coletivas com o objetivo de valorizar as experiências positivas na relação entre o homem e a natureza.  “Os projetos apoiados pelo Fundo Dema são propostos por organizações que representam um conjunto de famílias ou um grupo organizado que deseje desenvolver alguma experiência agroextrativista ou evento político e de formação”, ressalta o artigo.

Leia o artigo completo

Leia a íntegra da revista