Notícias

15/07/2019
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

A Rádio Educadora Comunitária de Gurupá volta ao Ar

Por Silvia Guerreiro


| Com o apoio do Fundo Dema, Rádio Educadora de Gurupá adquiriu novos equipamento para se restabelecer

 

Em Gurupá (PA), mais de dez mil pessoas voltaram a ter acesso à informação por meio da Rádio Educadora Comunitária de Gurupá, após ação criminosa que destruiu completamente o estúdio e silenciou um dos poucos espaços de garantia da liberdade de expressão. Localizado na Ilha do Marajó, o veículo ficou fora do ar de outubro de 2018, época do incêndio, até 04 de março deste ano, quando restabeleceu seu sinal e a programação.  

Com o apoio do Fundo Dema ao projeto especial ?A Volta da Voz da Democracia no Ar?, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Gurupá, a rádio passou por um período de reforma, restruturação, adquiriu novos equipamentos, restabelecendo sua função social e beneficiando cerca de 20 mil ouvintes.

De acordo com Heraldo Pantoja, presidente do sindicato e membro da rádio, desde quando o incêndio aconteceu a população do campo e da cidade exigiu a volta imediata da rádio. ?A Rádio Educadora Comunitária é a única rádio da cidade e, mesmo não tendo tanta potência, são mais de dez mil pessoas escutando todos os dias nossa programação, que conta com a participação dos sindicatos e movimentos sociais da região?, pontua.

| O incêndio criminoso, ocorrido em 2018, destruiu completamente o estúdio da Educadora de Gurupá 


A rádio funciona todos os dias de cinco da manhã até onze da noite. Sua programação é organizada pelos sindicatos e movimentos sociais da região, que pautam assuntos informativos e culturais. Ainda segundo Heraldo, o apoio do Fundo Dema foi fundamental para manter a independência da rádio. ?Foi muito importante o recurso que veio do Fundo Dema, principalmente porque não temos muitos meios para captação de recursos, então esse edital ajudou muito a botar no ar uma rádio com mais qualidade na sintonia do sinal?.

 

Sobre o Incêndio

No dia 10 de outubro de 2019, em meio às eleições presidenciais, a rádio comunitária de Gurupá foi alvo de um grupo de criminosos que roubou uma CPU e ateou fogo nos equipamentos sonoros e de transmissão. O inquérito de investigação foi instaurado, porém o processo foi arquivado sem solução e até hoje a população não sabe quem foram os envolvidos no incêndio.

 

Educação Ambiental nas ondas do Rádio

Em 2006, por meio da Associação Municipal Comunitária de Desenvolvimento Artístico, Cultural, e Social de Gurupá (ASMUDEACS), a Rádio Educadora Comunitária realizou o projeto Educação Ambiental nas ondas do Rádio, transformando a educação ambiental em um tema transversal à toda grade de programação. À época, o projeto também contou com o apoio do Fundo Dema, que possibilitou capacitação em jornalismo comunitário e educação ambiental básica para os operadores da rádio.

 Veja outras fotos