Notícias

11/02/2022
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Associação do Maicá realiza oficina de Direito Territorial e Leis Ambientais, em Santarém

No próximo domingo, 13, a Associação dos Moradores da Pérola do Maicá (AMBAPEM) realiza a oficina Direito Territorial e Leis Ambientais, de 9h às 12h, em Santarém (PA). A atividade integra um ciclo de oficinas realizadas por meio do projeto Encantos do Maicá – Turismo de Base Comunitária, apoiado pelo Fundo Dema. O diálogo abordará conceitos, problemáticas e soluções

A iniciativa tem o objetivo de desenvolver o Turismo de Base Comunitária (TBC) no Lago Maicá de forma a impulsionar as atividades econômicas, gerando renda às famílias da região com a pesca artesanal, produção agrícola e diversas outras habilidades artesanais desenvolvidas por mulheres. Além disso, o desenvolvimento do TBC é considerado uma forma de defesa do território e de resistência ao modelo desenvolvimentista de comercialização dos bens naturais, uma vez que o território encontra-se ameaçado pela instalação de portos graneleiros de escoamento da soja. 

A partir do TBC, os jovens, mulheres, pescadores e agricultores familiares têm a oportunidade de empreender e ao mesmo tempo manter a proteção do meio ambiente, valorizando as belezas naturais e fortalecendo ainda mais as vivências, o diálogo e o cuidado com o seu território.

“O apoio do Fundo Dema é de extrema importância para garantir o processo de formação. Esse é um projeto inovador. Trabalhando esse potencial turístico no Maicá, começamos a perceber que as experiências desenvolvidas podem ser multiplicadas com os indígenas, quilombolas e outras comunidades. É possível mostrar o potencial das mulheres artesãs, que já fizeram a primeira feira agroecológica. Podemos realizar um conjunto de ações para potencializar esses trabalhos que estão no anonimato e mostrar como a comunidade faz”, diz Valdeci Sousa, presidenta da AMBAPEM.

A oficina é gratuita, aberta ao público e será realizada na sede da Associação, com número limitado de vagas.

| Serviço:

Oficina Direito Territorial e Leis Ambientais

Data: 13 de fevereiro de 2022

Hora: 9 às 12h

Local: Sede da AMBAPEM. Av. Maicá, 271, bairro: Pérola do Maicá