Notícias

06/03/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 3 minutos

Associação de mulheres fortalece a agricultura familiar e garante o acesso a políticas públicas

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Em Uruará as mulheres se destacam pelo sucesso do trabalho coletivo. Prestes a completar duas décadas, a trajetória das integrantes da Associação de Mulheres Dom Oscar Romero (AMDOR) vai sendo percorrida a passos largos. Comemorando mais uma conquista, no início do mês de fevereiro a Associação ganhou o pregão da merenda escolar promovido pela prefeitura de Altamira, na região da Transamazônica.

Assim que ficaram sabendo da abertura do Edital para a licitação, as mulheres da AMDOR não contaram história, correram para fazer o cadastro de participação. Porém, durante o processo, ao observar que empresas de grande porte participariam igualmente da cota de concorrência voltada a microempresas ou empresas de pequeno porte ligadas à agricultura familiar, as representantes da Associação foram firmes no questionamento, tanto que conseguiram reverter a situação, fazendo cumprir as disposições do Edital.

|Shirlley Ferreira [de costas], presidente da Associação de Mulheres, participa do pregão em que a entidade saiu vitoriosa

“Nós queremos que esses programas cumpram a determinação da cota de 30% da compra vindo da agricultura familiar. Nós vamos brigar forte pelo fornecimento de tudo o que for de alimentação, que seja comprado do agricultor familiar”, pontua Shirlleyd Ferreira, presidente da Associação. 

Segurança Alimentar

Com duração de seis meses, o contrato dará à AMDOR a oportunidade de fornecer aproximadamente 18 mil kg de polpa de frutas variadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de 818 kg de mesocarpo dos frutos e ainda farinha de castanha, que pela primeira vez entram no cardápio da merenda escolar no município. Para as mulheres, a diversificação de fornecimento possibilita a constância no abastecimento quando houver escassez do fruto em determinada época.

| No primeiro abastecimento de alimentos ao PNAE  de Altamira, a AMDOR entregou 2.150 kg de polpas de frutas 

Apoiada pelo Fundo Dema, por meio dos projetos ‘Estruturação e Fortalecimento do Sistema de Manuseio e Comercialização de Polpas de Frutos Nativos de Uruará’, executado em 2006, e ‘Mulheres Empreendedoras’, atualmente em execução, a AMDOR passa a beneficiar mais de 160 escolas, além de creches, levando em conta a alimentação específica, voltada a crianças com diabetes ou com intolerância à lactose.  

Inclusão nas políticas públicas

Para as mulheres da AMDOR o triunfo não se limita às suas próprias conquistas. Elas lutam também pelo acesso de outras pequenas empresas aos programas sociais que garantem alimentação de qualidade à população. Em meio à espera para dar início ao fornecimento de produtos alimentícios à prefeitura de Altamira, as associadas reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social de Uruará, cidade em que vivem e mantém seus projetos.

|Representantes do Banco da Amazônia, CEPLAC e Emater visitam prédio da nova fábrica da AMDOR 

A partir da experiência do pregão em Altamira, a reunião pautou a adequação municipal junto aos registros de inspeção ligados ao Governo Federal, para ampliar a aquisição de produtos de outras cooperativas e associações, além de estimular a participação e gerar renda a um quantitativo maior de famílias agricultoras. “Nós vamos batalhar para levar o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] para Uruará. Atualmente vendemos nossos produtos direto para Belém por conta das dificuldades do selo de inspeção municipal”, diz Shirlleyd. 

|As associadas se reúnem com representantes de 10 entidades beneficiadas pelo do Programa de Aquisição de Alimentos

Também durante o mês de fevereiro, as mulheres receberam a visita do superintendente do Banco da Amazônia na região, além de representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que estiveram na fábrica da AMDOR para dialogar sobre as linhas de crédito voltadas ao investimento de equipamentos, maquinários e plantio de frutas para atender as necessidades da fábrica, que produz polpas e geleias de frutas fornecidas por agricultores/as familiares do município.

De acordo com Shirlleyd, o próximo passo a ser dado brevemente será a reunião com representantes das escolas e hospitais de Uruará, da Pastoral da Criança e também do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, para contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos públicos atendidos por estes seguimentos, por meio do fornecimento dos produtos produzidos pela Associação de Mulheres. 


Veja também:

Protagonismo das mulheres contribui para a segurança alimentar