Notícias

20/07/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Associações indígenas recebem orientações para iniciar projetos

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Reunindo representantes de associações executoras de projetos indígenas, durante os dias 14 e 15 de julho o Fundo Dema realizou uma oficina de gestão de projetos com o objetivo de capacitá-los em relação aos instrumentais para a prestação de contas antes mesmo de dar início às ações. Os integrantes do Fundo Dema explicaram sobre o funcionamento do mesmo e os trâmites para o envio de recursos aos projetos. O encontro, realizado em Santarém, reuniu 18 pessoas, entre elas indígenas das etnias Munduruku Cara Preta, Munduruku e Kayapó.

Além da orientação dada sobre as dinâmicas estabelecidas pelo financiador para que os projetos possam alcançar os resultados esperados, as associações receberam documentações para oficializar o início de suas atividades. Foram assinados os recibos de doação dos  três projetos da Chamada Pública FIX e contratos dois projetos indígenas contemplados na 3ª Chamada Pública Geral, localizados na Flona Tapajós e em Belterra, próximo a Santarém. 


Renata Monte, contadora do Fundo Dema, recebe recibo de doação da Associação Indígena Pataui do Pinhel

Na avaliação de Kagroti Kore, da etnia Kayapó, membro do Comitê Gestor do FIX, a oficina alcançou os objetivos e ainda superou as expectativas. Isso porque inicialmente pretendiam realizar uma oficina para dez pessoas e, ao final, o número de participantes foi quase o dobro do que o esperado.  

“Essa foi a primeira experiência das lideranças daquela região de Santarém em participar de um treinamento voltado à questão de gestão de projetos e eles se saíram muito bem. Outro ponto importante é que havíamos previsto um encontro de dez pessoas e acabamos tendo 18. Ou seja,  tivemos a participação de mais oito lideranças indígenas, que além de terem participado da oficina, aproveitaram a oportunidade para entregar os contratos de mais dois projetos que estavam em atraso. Só nos resta agradecer ao apoio do Fundo Dema, do Fundo Amazônia e de todos os companheiros que contribuíram de alguma forma para a implementação desses pequenos projetos que com certeza se tornará em grandes resultados”, disse Kore.

Apoio ao FIX

Tendo sido aprovado em 2009 por meio da parceria entre o Fundo Dema e a Fundação Ford, que destinou recursos para o projeto de sua criação, o Fundo Indígena do Xingu (FIX) visa promover os direitos indígenas por meio do apoio a iniciativas de associações e grupos indígenas. Na parceria com o Fundo Amazônia, em 2013 foi lançada a primeira Chamada Pública FIX, sendo prorrogada até o início de 2014. Após o prazo de avaliação de projetos, no último dia 29 de junho, o Fundo Amazônia divulgou a liberação de recursos destinados aos três projetos aprovados na 1ª Chamada FIX.

>> Veja fotos

Veja também:

BNDES libera recursos de projetos apoiados pelo Fundo Dema