Notícias

22/02/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 1 minuto

Atividade preparatória ao FSPA debate a crise brasileira

Como mais uma oportunidade de debater a conjuntura do país, o comitê local do Fórum Social Panamazônico (FSPA) promoveu a roda de conversa “A Crise (política e econômica) e seus impactos na sociedade civil brasileira”. A atividade ocorreu na última terça-feira (21), no auditório da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) – Amazônia, em Belém (PA), reunindo representantes de diversas entidades dos movimentos sociais.

Com objetivo de levantar reflexões preparatórias ao FSPA, que este ano será realizado ao fim de abril, na cidade de Tarapoto, no Peru, o debate contou com a participação de Gunter Volz e Olaf Lewerenz, pastores da Igreja Luterana Alemã, localizada em Frankfurt. Em visita à capital para conhecer instituições que desenvolvem trabalho social, como o Instituto Universidade Popular (Unipop) – que, assim como a FASE, integra o comitê local do Fórum –, ambos foram convidados a participar da atividade, onde tiveram a oportunidade de compartilhar a realidade do país em que vivem e saber um pouco mais sobre a situação política, social, econômica e religiosa do Brasil, frente à crise instaurada.

Iniciando o diálogo, Guilherme Carvalho, coordenador do Programa Fase Amazônia, apresentou um panorama da atual realidade brasileira e o papel da Amazônia no cenário internacional. “O papel da Amazônia está muito bem definido no cenário internacional. Historicamente nós sempre fomos uma colônia dentro do Brasil. E como colônia, o nosso papel sempre foi satisfazer os interesses de grupos políticos econômicos de fora da região, principalmente como exportadora dos recursos naturais. Esse papel da Amazônia não mudaria muita coisa