Notícias

24/09/2018
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 1 minuto

Capacitação. Índio e Floresta é um projeto que trabalha com a educação ambiental

Por Élida Galvão

| Kangroti Kayapó, membro do Fundo Indígena do Xingu, troca experiências com indígenas Munduruku 

Tomando a iniciativa de proporcionar maior autonomia à comunidade de Ipaupixuna por meio do projeto ‘Capacitação, Índio e Floresta’, desenvolvido pela Associação Indígena MunduruKu de Auá, estes indígenas focam na preservação ambiental de seu território de 90 hectares, que é bastante ameaçado pela invasão de fazendeiros, sojeiros e madeireiros.

Localizada na área do planalto, em Santarém (PA), a Terra Indígena (TI) é um lugar de grandes belezas naturais, e isso tem estimulado bastante a cobiça empresarial. De forma a defender seu território, o povo Munduruku de Auá passou a desenvolver ações de capacitação em educação ambiental, gestão institucional e proteção do patrimônio territorial. Mesmo, trabalhando diretamente com 20 famílias de Ipaupixuna, o projeto possibilita a extensão de seu objetivo às outras 76 existentes na aldeia. A capacitação inclui também a participação de jovens e mulheres da comunidade.

Com a TI em processo de demarcação, Manoel Munduruku, cacique da aldeia, coordenador do projeto apoiado pelo Fundo Dema e atual coordenador do Conselho do Planalto do Povo Munduruku, explica que a iniciativa despertou o trabalho com as outras aldeias de mesma etnia existentes na área do planalto santareno.

“O apoio do Fundo Dema tem sido muito significativo e fundamental para o fortalecimento da coletividade na aldeia. Estamos trabalhando para expandir a garantia de direitos para as outras quatro aldeias do território e as lideranças de nossa aldeia, já capacitadas, estão ajudando nesse processo”, afirma.  

VEJA FOTOS