Notícias

02/05/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

CFR de Brasil Novo realiza Seminário de Agroecologia

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Durante o dia 8 de abril, integrantes da Casa Familiar Rural de Brasil Novo realizaram o ‘Seminário de Agroecologia’ que contou com cerca de 90 pessoas, entre monitores, alunos e alguns convidados. Além de abordar o desenvolvimento de agroecologia no município, que ainda é incipiente, a atividade instigou o debate sobre a predominância da pecuária do cacau que contribui para o alto índice de desmatamento na região.

Pautado no projeto ‘Fortalecimento da Casa Familiar Rural de Brasil Novo’, apoiado pelo Fundo Dema em parceria com o Fundo Amazônia, o Seminário de Agroecologia, que ainda contou com o apoio da Cooperativa de Produtores Orgânicos do Xingu (COPOXIN), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), buscou alertar sobre os perigos da utilização de agrotóxicos nas plantações, e a importância de se cultivar com sementes crioulas.

Seminário de Agroecologia ressalta a luta de combate aos agrotóxicos


Para Romilson Peixoto, 22 anos, estudante da CRF de Brasil Novo, mesmo sendo uma nacional, a agroecologia ainda é pouco trabalhada no município. Para o jovem, a estratégia de acumulação do capital, pautada redução de tempo e aumento da lucratividade, prejudica o entendimento dos agricultores sobre a importância da agroecologia. “Por vivermos em um país capitalista, a agroecologia acaba sendo vista como uma atividade que não dá retorno financeiro. As pessoas não estão nem aí para a maneira de produzir, elas querem é ganhar dinheiro”, avalia.

Projeto

Iniciado em 2013, o projeto ‘Fortalecimento da Casa Familiar Rural de Brasil Novo, realizado pela Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Brasil Novo, visa o fortalecimento da agricultura familiar em equilíbrio com o meio ambiente. Para isso, torna-se fundamental atuar pela estruturação e fortalecimento da CRF a partir de ações integradas que garantam a sua sustentabilidade.  

Localizado às margens da Rodovia Transamazônica, Brasil Novo é caracterizado como um município de economia essencialmente agrícola, tendo como principais atividades a pecuária de corte e leite, a cacaueira, a piscicultura e em menor expressividade as culturas anuais. Contudo, as técnicas empregadas pela maioria dos agricultores não potencializam a produção, acabam por esgotar a fertilidade natural do solo, o que leva à degradação ambiental de áreas e, consequentemente, à abertura de outras áreas na floresta.

Juventude da CFR de Brasil Novo atua com integração aos cultivos familiares

A partir da identificação do problema, por meio do projeto que vem desenvolvendo com o apoio do Fundo Dema, a CRF de Brasil Novo passou a desenvolver ações de integração entre a juventude e sua família, introduzindo novas técnicas agrícolas nos lotes familiares,  com o objetivo de mostrar que é possível produzir alimentos diversificados e gerar renda sem causar prejuízos ao meio ambiente e sem colocar em risco a saúde da população.

Ao todo, 20 famílias e 88 pessoas estão sendo beneficiadas por meio do projeto, com a instalação de horta orgânica na CFR, além de aviário para a criação de galinhas em sistema caipira, que são destinadas tanto ao consumo quanto à comercialização no mercado municipal, e de viveiro de mudas para produção de essências florestais e frutíferas, que são distribuídas entre as famílias dos jovens para a recomposição de áreas alteradas.

> Veja mais fotos