Notícias

22/04/2022
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 2 minutos

Circo Nós Tantos e Coletivo de Artesãs atuam para a democratização da cultura nas periferias

Yure Lee, do Circo Nós Tantos, e Márcia Almeida, do Coletivo de Artesãs, apresentam os projetos a uma comunidade na periferia de Ananindeua

Criado no Dia das Crianças de 2010, o Coletivo ‘Cia de Circo Nós Tantos’ passou a adotar o circo de rua como linguagem. Desde então, o grupo vem   contribuindo para a democratização da cultura com a apresentações gratuitas de espetáculos em escolas públicas, praças, centros comunitários e abrigos de Belém e Ananineua.

Também criado em 2010, o ‘Coletivo de Artesãs’ tem um histórico de amizade em sua formação. Duas artesãs iniciaram um trabalho conjunto em razão das semelhanças de suas concepções e tipo de atividade, reunindo a reciclagem de materiais com o artesanato de fibras orgânicas.

Somando forças, os dois coletivos – Cia de Circo Nós Tantos e Coletivos de Artesãs – resolveram atuar juntos para levar a linguagem artística às periferias de Belém e Ananindeua, carentes de políticas públicas de cultura, lazer e desporto.

Apoiados pelo Fundo Dema, os projetos dois projetos serão realizados em seis bairros que vivenciam a ausência de políticas públicas

Assim, por meio dos respectivos projetos “Espetáculo Circo e Carimbó Circulando” e “Eco artesanato: artesanato com fibras orgânicas e artesanato com materiais reciclados”, apoiados pelo Fundo Dema, ambos coletivos iniciam seus trabalhos que abrange seis bairros daqueles municípios, com a realização de oficinas de técnicas de circo, de carimbó, de artesanato e reciclagem, e ainda, apresentação de espetáculo.

“Pra gente foi uma oportunidade maravilhosa levar nosso trabalho às comunidades das periferias. Cultura também é um direito humano, quanto mais acessível, melhor”, comemora Yure Martins, da Cia de Circo.

No dia último dia 16.04, representantes dos dois coletivos estiveram na Estrada do Icuí, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, para apresentar o projeto à comunidade e divulgar as ações a serem realizadas.