Notícias

11/03/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Comitê Gestor anuncia lançamento de Edital

Por Élida Galvão

Ascom Fundo Dema

Com o objetivo de traçar um planejamento estratégico para as ações do Fundo Dema em 2015, o Comitê Gestor Geral junto com a equipe Fase/Fundo Dema esteve reunido em Belém, no período de 2 a 5 de março. Neste contexto, além de debater o Fundo Dema enquanto instrumento de justiça ambiental, a equipe analisou o monitoramento dos projetos apoiados na parceria com o Fundo Amazônia e ainda deliberou sobre o lançamento do próximo Edital do capital fiduciário.

No primeiro momento do encontro, o Comitê Gestor se debruçou na leitura da Carta Política da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, publicada em julho de 2014, durante o encontro nacional da Rede, e que denuncia a lógica do desenvolvimento pautado na exploração dos recursos naturais e suas trágicas consequências socioambientais e climáticas. A reflexão apontou para a importância da atuação em rede, no sentido de fortalecer a luta por direitos e a construção de alternativas a um modelo econômico e político vigente. Além desta, outras leituras também fizeram parte da reflexão quanto às ações do Fundo Dema e os desafios a serem enfrentados. 

Vânia Carvalho, educadora do Fundo Dema, exibe dados de monitoramento de projetos

Também enquanto estratégia de ação, o Comitê Gestor discutiu o plano de comunicação do Fundo Dema para 2015, tanto para fortalecimento das atividades de monitoramento dos projetos comunitários em execução e enquanto viés alternativo para a questão da autosustentabilidade financeira, uma vez que o cenário político tem apontado para o redirecionamento da cooperação internacional, o que tem sido um grande desafio para as organizações/instituições, diante da limitação de recursos. 

Edital

No marco da celebração do dia mundial da água, 22 de março, o Comitê Gestor decidiu lançar o IX Edital do fundo fiduciário neste dia. Agroecologia, segurança alimentar e luta por justiça ambiental na Amazônia, como os impactos de mineração, por exemplo, serão as temáticas priorizadas no Edital.

Em 11 anos de atuação, o Fundo Dema já apoiou com os rendimentos do capital fiduciário mais de 200 projetos por meio de oito editais lançados, beneficiando cerca de 11 mil famílias em 23 municípios nas regiões do Baixo Amazonas, Transamazônica e BR 163. Na contramão do desenvolvimento predatório, a meta que se pretende alcançar a partir do IX Edital é de pelo menos cinco projetos que desenvolvam sistemas agroflorestais com base na ecologia e segurança alimentar; dois projetos de estudo de caso de impactos da mineração, enquanto que os demais devem atuar ou com a criação de pequenos animais, ou reflorestamentos, mini processadoras de frutas, entre outras atividades. 

#Veja mais fotos