Notícias

18/04/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 3 minutos

Comitê Gestor do Fundo Dema reúne para avaliar ações e fazer planejamento de atuação

Por Élida Galvão

Fundo Dema


De 05 a 07 de abril, o Comitê Gestor do Fundo Dema esteve reunido em Alter do Chão (Santarém/PA) para tratar do Planejamento de atuação do Fundo Dema nas regiões da Transamazônica, BR 163 e Baixo Amazonas. O momento também oportunizou a avaliação da prestação de contas referente ao ano de 2015.

A programação foi iniciada com o debate sobre a conjuntura política a partir de referenciais histórico-sociais, realizado por Guilherme Carvalho, coordenador regional da FASE Amazônia e integrante do Comitê Gestor pelo Fundo Dema. Para ele, as análises de conjuntura devem se pautar em uma compreensão histórica sobre a construção social das relações humanas.

Esses processos que ocorrem hoje na Amazônia e no caso de Altamira [com a construção de Belo Monte], são processos que são partes integrantes de um processo maior que é a ‘expansão acelerada do capital’, que tem na apropriação da natureza e dos recursos, na expropriação das populações de comunidades tradicionais e no controle territorial uma de suas lógicas básicas para se expandir”, exemplificou Guilherme ao pontuar que um dos maiores desafios dos movimentos sociais é relacionar diferentes perspectivas sobre a compreensão dos fatos com o processo de expansão do capital.

Integrantes do Comitê Gestor se reúnem para planejar ações nas regiões de atuação do Fundo Dema


Após o debate político, o grupo avaliou os resultados da atuação do Fundo Dema de apoio abrangente às comunidades do campo e da floresta e às comunidades quilombolas, do Fundo Indígena do Xingu (FIX) e do Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo, de apoio às mulheres, cujo comitê recebeu muitos elogios pelo desempenho das atividades.

A partir do segundo dia de atividade, o Comitê Gestor iniciou o planejamento das ações e do monitoramento dos projetos nas áreas da BR 163, Transamazônica, Baixo Amazonas e Nordeste Paraense, região onde se estende de atuação dos quilombolas. Estes planejamentos foram concentrados na parceria do Fundo Amazônia com o Fundo Dema. Por fim, partiu-se para a apreciação da prestação de contas de 2015, que fora aprovada por unanimidade pelo Comitê Gestor por unanimidade.

Comitê Gestor aprova prestação de contas das ações relizadas pelo Fundo Dema em 2015  


Fórum Social Pan Amazônico

Além de possibilitar o debate sobre a atual conjuntura política, Guilherme destacou a realização do VIII Fórum Social Pan Amazônico (FSPA), que será realizado em maio de 2017, na cidade de Tarapoto, no Peru. Após dialogar sobre a importância de participar do encontro, o Comitê Gestor foi unânime em aprovar a articulação da participação do Fundo Dema enquanto rede, possibilitando o aprofundamento e a ampliação do debate sobre ‘os bens comuns’ e o ‘avanço dos grandes projetos na Amazônia’.

Aproveitando a oportunidade, Guilherme compartilhou ao Comitê Gestor informações sobre a visita de lideranças peruanas ao Brasil, entre elas, Rômulo Seoane, integrante do Foro Latinidad, e Segundo Chiquipondo, liderança indígena. Ambos compõem a comissão de realização do FSPA e virão ao Pará para intercambiar conhecimentos acerca da realidade político-social da Amazônia brasileira, sobretudo, para levantar os principais conflitos socioambientais na região.

Nesse sentido, no próximo dia 20 de abril (quarta-feira), a dupla peruana, juntamente com Ulisses Manaças, coordenador nacional e estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participará da mesa de debate “A conjuntura política no Peru: os desafios para os movimentos sociais e as perspectivas do Fórum Social Pan Amazônico de Tarapoto”. A atividade será realizada a partir das 15 horas, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), no campus Alcindo Cacela, em Belém.

CONVITE

Mesa de debate “A conjuntura política no Peru: os desafios para os movimentos sociais e as perspectivas do Fórum Social Pan Amazônico de Tarapoto”

Data: 20 de abril de 2016

Hora: 15h

Local: Universidade da Amazônia, Trav. Alcindo Cacela, esquina com Rua Bernal do Couto


> Veja mais fotos da reunião do Comitê Gestor