Notícias

08/05/2020
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Comunicado sobre o processo seletivo do Edital Territórios Livres de Mineração

FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL ? FASE

FUNDO DEMA

FUNDO SOCIOAMBIENTAL BARCARENA E ABAETETUBA

 

Às comunidades localizadas nos territórios de Barcarena e Abaetetuba,

 

O Fundo Socioambiental Barcarena e Abaetetuba, por meio da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) / Fundo Dema, vem à público informar sobre a suspensão de suas atividades presenciais enquanto medida preventiva à intensidade de propagação da Covid-19.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, até o dia 08 de maio de 2020 foram confirmados 3.759.967 casos de COVID-19, com 259.474 óbitos no mundo todo. O Brasil ocupa a 8º posição em casos confirmados (135.106) e números de mortes (9.146) até referida data. No Pará, até esta sexta (08) foram informados oficialmente 6.619 casos confirmados, com 574 óbitos. No entanto, sabemos que os dados podem ser subnotificados, pois a crise sanitária e de saúde encontra-se em colapso na capital e em muitos outros municípios, com muitas pessoas vindo a óbito sem a confirmação da causa.

Esta é uma situação que nos preocupa muito, uma vez que, o estado do Pará, em tão pouco tempo de disseminação viral, chegou ao estágio de calamidade pública.

É sabido que, pela inoperância do Estado em não promover uma política de saúde eficiente e acessível a todos e todas, não há recursos humanos e de infraestrutura necessários em nossas localidades para o enfrentamento da doença. Por isso, permanecer em casa, suspender atividades coletivas, bem como o garantir o fechamento de locais de aglomeração se faz necessário para salvar vidas.

É importante mudar o comportamento social para reduzir a transmissão comunitária e contribuir na desaceleração do contágio. Quanto maior for o tempo de resistência às recomendações de prevenção da Organização Mundial de Saúde, maior será o impacto social provocado pela pandemia de Coronavírus.

Portanto, assumindo o compromisso institucional em virtude da saúde coletiva e preservação da vida, e obedecendo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) / Fundo Dema mantém suspensas todas as atividades presenciais.

Toda as equipes, em todos os escritórios regionais da FASE, entre eles Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Pará passaram a adotar o trabalho remoto (online) desde então, seguindo as orientações da Coordenação Nacional da instituição, baseadas na OMS. Com isso, os escritórios se mantêm fechados e os trabalhos de campo e as reuniões presenciais tiveram que ser suspensas para evitar viagens e aglomerações, de forma a manter as precauções contra a pandemia.

O processo de seletivo dos projetos submetidos ao Edital Territórios Livres de Mineração iniciado no último dia 16 de março, conforme previsto no Edital, também foi interrompido em virtude da suspensão das atividades presenciais na Fase/Fundo Dema.

No entanto, comunicamos a todos e todas que o processo seletivo NÃO FOI ANULADO, apenas suspenso. Reiteramos que a circunstância não sofre prejuízos, pois as atividades subsequentes não podem ser executadas no atual período. O processo seletivo será retomado oportunamente, seguindo as recomendações da OMS e da coordenação institucional da FASE em âmbito nacional.

 

João Gomes

Presidente do Comitê Gestor do Fundo Socioambiental Barcarena e Abaetetuba/Fundo Dema