Notícias

20/11/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Comunidade de Dema recebe doação em reconhecimento à sua luta

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Localizada à altura do quilômetro 75 faixa, da rodovia Transamazônica, a comunidade Nossa Senhora da Paz é o lugar em que Ademir Federicci, o Dema, construiu sua história de luta desde que migrou com sua família, ainda na adolescência, durante a ocupação da Amazônia pelo Projeto de Integração, na década de 70. Pela importância histórica e política da localidade, no dia 24 de outubro, integrantes do Comitê Gestor do Fundo Dema estiveram na comunidade para assinar o contrato de doação financeira à Associação Nossa Senhora da Paz (ACONSP).

Após onze anos de fundação do Fundo Dema, a comunidade ainda não havia acessado os recursos do Fundo Dema em apoio a projetos comunitários. Por considerar a importância histórica e política da comunidade, o Fundo Dema fez a doação no valor de 25 mil Reais. Ana Paula Souza e José Ripardo, da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) e Ignez Wenzel e Paulo Sousa, da Prelazia do Xingu, integrantes do Comitê Gestor estiveram na comunidade para firmar o compromisso do Fundo.

D. Maria da Penha, viúva de Dema, assina recibo de doação de recursos à comunidade

Para José Ripardo, da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), a doação é uma forma de estabelecer vínculo com a comunidade onde se destaca a luta de Dema frente à apreensão do mogno que deu origem ao Fundo. “Após todos esses anos de apoio do Fundo Dema na região, a comunidade nunca tinha acessado esse apoio. Então, essa doação é uma integração com a comunidade e um marco para o Fundo Dema. A doação vai ser muito significativa para a comunidade realizar seus eventos, suas atividades, suas oficinas com jovens e mulheres”.

Companheira de Dema, com quem teve quatro filhos, Maria da Penha Feu Federicci, disse ter ficado muito emocionada em receber a doação em reconhecimento ao trabalho desenvolvido  pela comunidade. “Isso vai beneficiar muitos jovens. A gente fica muito feliz com esse apoio do Fundo Dema. Dema foi uma pessoa que lutou muito pela comunidade”, disse. De acordo com Maria, a doação será destinada à construção de uma cozinha no barracão para viabilizar as atividades da comunidade, como produção de artesanato, reunião de jovens e encontros.

Integrantes do Comitê Gestor do Fundo Dema informam às famílias sobre a doação

Além de dar suporte para as atividades culturais, teatrais e de educação ambiental que os jovens desenvolvem, a cozinha vai ajudar no aprimoramento do trabalho de fabricação de licores e geleias produzidas pelas mulheres. Também vai auxiliar nas reuniões feitas pelo Setor Missionário Dema, formado por famílias da própria comunidade e de comunidades vizinhas.



Saiba mais sobre a trajetória de luta de Dema