Notícias

09/06/2014
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 3 minutos

Dinamizadores/as do Fundo Dema participam de oficina de monitoramento

Por Élida Galvão

Ascom Fundo Dema

 

Com o principal objetivo de definir coletivamente o processo de monitoramento dos projetos em execução, o Fundo Dema reuniu cerca de 31 participantes – entre integrantes dos Comitês Gestores e dinamizadores – durante a “Oficina de Multiplicadores/as em Monitoramento e Gestão de Projetos Socioambientais”, ocorrida ente os dias 27 e 29 de maio, na vila de Alter do Chão, localizada em Santarém (PA).

Durante três dias, os participantes puderam dialogar sobre questões pertinentes ao monitoramento, como instrumentos e registro, técnicas de visita, coleta de dados, indicadores e produtos, entre outras ações que possam contribuir também para o fortalecimento do núcleo de dinamizadores/as do Fundo Dema.

Dinamizadores se reúnem para planejar o monitoramento de projetos em 2014

A programação iniciou com dinâmica de apresentação em que todos expuseram as expectativas para o encontro e o que gostariam de levar como contribuição a ser somada às comunidades. Em seguida, os/as participantes tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo Fundo Dema 10 Anos de Luta e Resistência por Justiça Ambiental na Amazônia, produzido em comemoração ao firmamento de uma década do Fundo e ao importante trabalho socioambiental que tem dispensado à sociedade, sobretudo aos ‘povos da floresta’ (indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos/as e agricultores/as familiares).

Em continuidade, foram apresentadas as situações dos projetos apoiados na 1ª e 2ª Chamada Pública do Fundo Dema Geral, Quilombola e Indígena, em parceria com o Fundo Amazônia. Com base na análise de problemas enfrentados pelos projetos e as possíveis soluções, foram dadas orientações e feitas algumas recomendações aos dinamizadores. Além disso, o grupo foi comunicado sobre a prorrogação da 3ª Chamada Pública do Fundo Dema Geral e Fundo Dema Quilombola, decidida em reunião extaordinária, realizada no dia 26 de maio pelo Comitê Gestor do Fundo Dema.

Entrando na questão do monitoramento, reunindo-se em grupos divididos por regiões geográficas, os/as participantes executaram a tarefa de identificar, apresentar e validar os indicadores e produtos previstos nos projetos. Após a avaliação e exposição dos variados problemas, os/as participantes dialogaram sobre o papel dos/as dinamizadores/as em todas as etapas dos projetos, desde a orientação na elaboração ao acompanhamento na execução dos mesmos, proporcionando a aproximação dos membros da comunidade e sua identificação com o projeto, estimulando, assim, a participação coletiva. Para Matheus Otterloo, presidente do Comitê Gestor do Fundo Dema, “os depoimentos dos grupos demonstraram que há bastante motivação para transformar as dificuldades em oportunidades, o que é um dado bastante animador”.

No segundo dia de encontro, os/as dinamizadores discutiram sobre a importância da comunicação enquanto estratégia de incidência, fortalecendo as ações de mobilização e, consequentemente, a visibilidade, afirmação e reconhecimento do Fundo diante da sociedade. Neste momento, foi apresentada a nova página do Fundo Dema cujos objetivos são os de: dialogar com a sociedade, tornar público as ações e resultados dos projetos, firmar o posicionamento acerca da ‘justiça ambiental’, democratizar a comunicação, transparecer dados e manter a articulação com as comunidades e com os movimentos sociais apoiados e parceiros.

Ao retornarem ao diálogo sobre as ações de monitoramento, aos grupos foi apresentado o instrumento de coleta e registro, que inclui ‘questionário para proprietários aplicado pelos técnicos’ e ‘Planilha Eletrônica’. Por fim, no terceiro dia de encontro, foi traçado o Plano de Monitoramento para 2014, com parâmetros iniciais e esboço preliminar do Plano por região.


Saiba mais

Prazo de apresentação dos projetos da 3ª Chamada é prorrogado

Veja mais fotos