Notícias

13/03/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 4 minutos

Em Santarém, parceria promove feira agroecológica pela autonomia das mulheres

Por Élida Galvão

Fundo Dema


“Nós voltamos somente com os isopores e as caixas. Tudo o que a gente levou, a gente conseguiu vender”, disse Lindalva Castro, moradora do município de Belterra. Assim com ela, outras mulheres agricultoras e agroextrativistas da região do Baixo Amazonas comemoraram o sucesso das vendas de seus produtos na Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu no pátio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Realizada semanalmente às quintas-feiras, a feira do último dia 09 de março contou com programação especial por conta do Dia Internacional da Mulher. Depois de terem participado do ato que tomou conta das ruas do centro de Santarém no dia anterior, cerca de 30 mulheres vindas de Mojuí dos Campos, Belterra e da própria capital, integrantes da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém e da Associação de Mulheres do Município de Belterra (Amabela), compartilharam o resultado das suas produções.

Hortaliças, verduras, frutas, galinha caipira, ovos, doces, biscoitos, bolos, objetos de artesanato, plantas medicinais e ornamentais. Tudo isso foi adquirido pelo público que ali passava, em sua grande maioria da própria academia, e que ainda tinha a oportunidade de levar um avental e uma sacola de compras personalizados em apoio à agroecologia como brinde.

 Grande variedade de produtos saudáveis, livre de agrotóxicos, foram comercializados na feira agroecológica

Além de incentivar e divulgar o protagonismo e a articulação das mulheres, a ação, promovida pela parceria entre a Ufopa e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) – Programa Amazônia, possibilitou um momento de reflexão sobre o papel da mulher do campo e da floresta na promoção da agroecologia e na garantia da segurança alimentar e nutricional. A ameaça aos seus territórios, a valorização dos bens comuns, de seus modos de vida, bem como o enfrentamento ao patriarcado e a todas as formas de violência, também foram assuntos pautados pelas mulheres.

Com depoimento espontâneos, algumas delas relataram as opressões sofridas dentro e fora de casa. “Uma colega nossa comentou que o marido dela dizia: ‘tu ficas assistido palestra, mas isso não te sustenta. Quem te sustenta sou eu’. E pra ela sempre foi muito difícil participar das atividades porque o marido ficava implicando com ela”, disse Lindalva.

Tendo acompanhado o trabalho desenvolvido por estas mulheres, Sara Pereira, educadora da FASE, considera que “além de celebrar o Dia da Mulher, a ação foi uma oportunidade de mostrar o quanto o trabalho delas é importante para o desenvolvimento da economia local”. Para Sara, a conquista da autonomia incentiva o empoderamento e a independência não somente financeira, mas também emocional e psicológica. “Hoje a mulher é vista somente como contribuinte da renda familiar, mas ela pode ter autonomia neste sentido”, pontua.

Troca de conhecimento

Outro destaque da feira foi a participação de estudantes do curso de agronomia da Ufopa. Junto às mulheres, os/as acadêmicos/as mostraram como se faz o reaproveita de resíduos orgânicos enquanto alternativa nutricional e também de diminuição do impacto ambiental ocasionado pela grande produção de lixo. Entre tantas possibilidades de reinvenção, as mulheres tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender a fazer diversas receitas, como: semente abóbora torrada, chips da casca de abóbora, farofa com casca de abóbora torrada, pão e pudim de abóbora, doce da casca de abacaxi, pão caseiro da farinha de batata doce, farinha de manga, bolo de casca de banana e licores a partir do beneficiamento de frutas.

As mulheres relatam que a atividades como estas têm contribuído bastante para a conquista de independência

Tornando a manhã ainda mais agradável, Selma Ferreira, uma das agricultoras ali presentes e integrante da Associação de Belterra – criada em 2015 por meio do apoio do Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo, ligado ao Fundo Dema – recitou poema de própria autoria, arrancando aplausos de suas companheiras e falou sobre a importância da atividade na conquista de autonomia. “No dia 8 de março juntamos nossas forças e formos para a rua reivindicar nossos direitos e lutar contra a PEC da Reforma da Previdência, porque não é justo que nós trabalhadoras rurais, que colocamos alimentação nas mesas, tenhamos que nos aposentar com 65 anos, quando a gente já não consegue mais trabalhar”, desabafa a trabalhadora. “Na sequência deste dia nós fomos para a feira, onde expusemos produtos de qualidade, saudáveis. Essa feira é muito importante pra gerar autonomia pra nós, para fazer as mulheres saírem de casa, mostrar que são capazes”, avalia Selma. 

Projeto

Resultado do Projeto de Extensão ‘Incubadora de Empreendimentos Solidários’, ligado à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procede), a Feira da Agricultura Familiar da Ufopa tem como objetivo destacar a participação da mulher na produção agrícola e extrativista in natura e beneficiada da região metropolitana de Santarém, envolvendo os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.

 A educadora Sara Perreira, da FASE, e a professora Elen Pessôa, da Ufopa, firmam parceria pela autonomia das mulheres

Estando à frente do projeto da Incubadora como vice-coordenadora, a professora Elen Pessôa diz que devido ao excelente resultado obtido com a experiência da feira, houve a necessidade de diminuir o prazo para a sua realização. “No início a feira acontecia sempre na primeira quinta-feira do mês, mas como ela foi bem aceita pela comunidade, agora acontece semanalmente”, explica. De acordo com Elen, o projeto só tende a crescer, ainda mais que agora, em parceria com outro projeto da área tecnológica “está sendo construído um aplicativo para a comercialização direta com as produtoras e que irá beneficiá-las ainda mais”.


Veja mais fotos