Notícias

08/04/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Famílias agricultoras comemoram aquisição de instrumentos de trabalho

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Integrantes do projeto ‘Bem Viver Com o Meio Ambiente’ estão com sorrisos estampados. O motivo é a primeira conquista obtida com o apoio do Fundo Dema em parceria com o Fundo Amazônia. Durante o dia 02 de abril, os participantes do projeto que integra a 3ª Chamada Pública Geral estiveram reunidos para compartilhar os primeiro objetos de trabalho adquiridos com o recurso liberado.

O ganho coletivo inclui notebook, impressora, carrinhos de mão, além de diversos instrumentos manuais para o trabalho no campo, como aparador de grama, facões, foices, pá, entre outros. O dinamizador do Fundo Dema, Jurandir Alves, e o integrante do Comitê Gestor, João Carlos Portes, acompanharam a entrega dos equipamentos à comunidade.

Impressora e computador adquiridos servirão para auxiliar  a Associação nos procedimentos administrativos

Localizado na Vicinal João Crente da Rodovia Cuabá/Santarém, em Itaituba, na região da BR 163, o projeto, desenvolvido pela Associação dos Agricultores Rurais da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, objetiva introduzir Sistemas Agroflorestais em quatro lotes familiares da referida comunidade, além de quatro Sistemas Agrossilvopastoris para a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas e a manutenção dos recursos naturais da comunidade.

 Ao todo, oito famílias estarão contribuindo para a recuperação de áreas degradadas por atividades agropecuárias e madeireiras que exploram os bens comuns da região. Contudo, apesar destas atualmente despontarem como as principais atividades econômicas da localidade – mas em formato desordenado, ilegal e desigual –, os agricultores familiares da comunidade Perpétuo do Socorro vêm resistindo ao modelo opressor e dominante do grande capital.

Famílias da comunidade Nossa senhora do Perpétuo do Socorro exibem os instrumentos de trabalho adquiridos

Para eles, a instalação de sistemas produtivos mais diversificados, como os sistemas agroflorestais, por exemplo, possibilitam o manejo integrado das unidades produtivas e agregação de valores ambientais, sociais e econômicos. Nesse sentido, o projeto apoiado pelo Fundo Dema oferece a possibilidade de se trabalhar uma produção sustentável, combinando a agroecologia com a criação de pequenos animais, de forma a melhorar a qualidade de vida e a renda das famílias.