Notícias

11/12/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

FASE Amazônia é reconhecida pela atuação em defesa dos Direitos Humanos

A Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) – Programa Amazônia foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) em reconhecimento à importante atuação em defesa dos Direitos Humanos. A homenagem ocorreu durante sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (10), com a entrega da ‘Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota’ a Guilherme Carvalho, coordenador da entidade.

A homenagem foi realizada por iniciativa do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), que atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa e que há alguns anos também atuou como educador da FASE na região do nordeste paraense. “O estado do Pará apresenta ainda sintomas preocupantes de ausência de garantia de direitos fundamentais. São problemas variados, portanto, é fundamental que nós estimulemos que a sociedade reaja, que o indivíduo possa se posicionar em favor de seus próprios direitos. Para tanto, a educação é fundamental. É necessário que as comunidades se organizem, lutem por saneamento básico, lutem por um ambiente melhor para viver”, disse o deputado.

Guilherme Carvalho fala dos desafios dos movimentos sociais na luta pelos Direitos Humanos

Aldebaran Moura, vice-coordenadora do Programa Amazônia, esteve ao lado de Guilherme, que, em discurso, ressaltou a conquista da Declaração Universal dos Diretos Humanos e os desafios dos movimentos sociais na busca de uma sociedade justa “Hoje na Amazônia, nós temos uma série de problemas relacionados à violação dos Direitos Humanos. Então esse é um grave problema que nós dos movimentos de Direitos Humanos vivenciamos, porque como desenvolver um país sem que comunidades, sem que populações inteiras sejam prejudicadas pra que alguns grupos apenas tenham os seus interesses atendidos?”

Guilherme e Aldebaran Moura recebem medalha do deputado Carlos Bordalo

O coordenador destacou, ainda, a estigmatização social que sofrem os movimentos sociais que lutam pelos direitos humanos. “Outro grande desafio e problema que nós enfrentamos com relação aos Direitos Humanos é que uma parcela da sociedade hoje identifica esses direitos com a defesa de interesses de bandidos. Uma parte da sociedade acredita realmente, sendo alimentada todo dia pela mídia e outros setores, que quem defende os direitos humanos está defendendo bandido. Mas nós sabemos que não é isto. Direitos Humanos é um direito universal que atende aos princípios básicos de humanidade e solidariedade”, concluiu Guilherme, que também agradeceu a parceria dos Ministérios Públicos Estadual e Federal nas ações desenvolvidas.

FASE

Com 54 anos de atuação, a FASE atua em seis estados brasileiros, entre eles, o Pará, por meio do Programa Amazônia. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. Sua missão é contribuir para a construção de uma sociedade democrática e atuante em favor de alternativas ao modelo de desenvolvimento vigente, com justiça ambiental e universalização de direitos sociais, econômicos, culturais, ambientais, civis e políticos como condições iniciais para a inclusão de grande parcela da população do país ainda em condições de desigualdade, pobreza e discriminação.


Clique aqui e saiba mais sobre a FASE

Veja mais fotos