Notícias

14/10/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

FASE Amazônia participa da Semana de Combate aos Agrotóxicos

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Com o objetivo de fomentar a discussão sobre o uso de agrotóxico e difundir informações sobre as consequências maléficas à saúde a partir do contato com inseticidas e pela ingestão de alimentos contaminados com veneno, o Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos realiza, no período de 13 a 15 de outubro, a Semana Nacional de Mobilização no Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos.

A abertura do evento ocorreu nesta terça-feira (13), no auditório Nathanael Farias Leitão, localizado na sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém. Além de especialistas, a atividade contou com a participação de agricultores e agricultoras de diversos municípios, estudantes, gestores escolares e outros profissionais. Ainda pela manhã, Karen Friedrich, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) apresentou o livro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, “Dossiê Abrasco: um alerta dos impactos dos agrotóxicos na saúde”, que pode ser adquirido pelo site da instituição (http://migre.me/rNTRD).

Cláudia Pojo, da FASE Amazônia, fala sobre agroecologia e segurança alimentar

Integrando o Fórum por meio do Grupo de Trabalho Agroecologia e Produção Orgânica, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) esteve representada pela educadora Cláudia Pojo, que participou do painel “Dossiê ABRASCO”, dialogando sobre ‘Segurança Alimentar e Nutricional’. Além deste eixo temático, outros dois foram abordados no painel, como ‘Saúde, Ambiente e Sustentabilidade’, por Antônio Marcos Mota Miranda e ‘Conhecimento Cientifico e Popular: Construindo a Ecologia de Saberes’, por  Salomão Hage.

A partir do segundo dia de programação, as ações se direcionam para diversos municípios do estado com atividades educativas em escolas públicas, associação de agricultores, comunidades tradicionais e outros espaços, a partir de apresentação de filmes, palestras, mesas de debate e treinamento para profissionais de saúde.

Mulheres agroextrativistas do Baixo Tocantins e Tauá participam da Semana de Combate aos Agrotóxicos


De acordo com Cláudia Pojo, a FASE vai desenvolver ações em escolas de Abaetetuba, Igarapá-Miri e Santo Antônio do Tauá com o objetivo de despertar a sociedade para a temática e ampliar a discussão do consumo consciente dos alimentos e da valorização dos produtos da agricultura familiar de base agroecológica. “Existe a ação educativa, mas existe também outras possibilidades de mostrar que na cidade e no campo há comida de verdade”, avalia.

Pará

No Pará, o Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos foi criado em 2014, por iniciativa do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com participação de organizações da sociedade civil. O objetivo é proporcionar, em âmbito estadual, a discussão das questões relacionadas ao uso dos agrotóxicos, de modo a fomentar e difundir as ações concretas de proteção à saúde do trabalhador, da população em geral e do meio ambiente. A FASE compõe o Fórum Estadual e atualmente coordena Grupo de Trabalho Agroecologia e Produção Orgânica.