Notícias

30/11/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

FASE Amazônia presta solidariedade a Rosa Acevedo

Após ataque a docentes, discentes, representantes do Ministério Público e de movimentos sociais ocorrido no início do Seminário ‘As veias abertas da volta grande do Xingu: uma análise dos impactos da mineração Belo Sun sobre a região afetada por Belo Monte’, que seria realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), na tarde da última quinta-feira (29), coordenadores da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) – Programa Amazônia prestam solidariedade a Professora Dra. Rosa Acevedo Marín, impedida de dar continuidade à exposição da pesquisa acadêmica acerca dos impactos socioambientais com a possível implantação do empreendimento Belo Sun, considerada a maior mina de ouro a céu aberto do país, na região da Volta Grande do Xingu, no Pará.

As pessoas presentes foram trancadas na sala invadida por uma comitiva, com cerca de 30 pessoas, vinda da cidade Senador José Porfírio, liderada pelo deputado estadual Fernando Coimbra (PSL), que, junto com pessoas que carregavam cartazes “Queremos emprego e desenvolvimento. E tudo isso é Belo Sun” não permitiu mais a livre expressão dos participantes. 


Professora Rosa Acevedo,

Em nome da FASE vimos manifestar nossa total solidariedade a senhora e aos participantes do SIALAT por conta da violência cometida por pessoas sem qualquer compromisso com a democracia, esta materializada na livre manifestação de pensamento e no respeito à diversidade. Sua contribuição enquanto intelectual dedicada, séria e comprometida com a defesa da Amazônia e da universidade pública é reconhecida por diferentes segmentos da sociedade. Não nos calarão!
Receba nossos votos de apreço e consideração.

Guilherme Carvalho
Coordenador da FASE Programa Amazônia

Aldebaram Moura

Coordenadora-Adjunta da FASE Programa Amazônia



Veja abaixo fotos do ocorrido

    
Fotos: Divulgação