Notícias

31/10/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 4 minutos

FIX passa a integrar Comitê Gestor do Fundo Dema

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Representantes das organizações que compõem o Comitê Gestor do Fundo Dema estiveram reunidos entre os dias 24 e 28 de outubro, em Altamira, para avaliar as ações desenvolvidas e elaborar o planejamento de 2017. A atividade reuniu, ainda, representantes de organizações comunitárias que desenvolvem projetos apoiados pelo Fundo e que, constituindo o Conselho Consultivo Regional, tiveram a missão de apreciar e qualificar a atuação do Comitê Gestor.

A pauta da reunião foi iniciada com o compartilhamento de informações de por parte dos representantes do Comitê Gestor sobre a situação dos projetos apoiados. Cada região de atuação foi avaliada, identificando os indicadores sociais, ambientais, econômicos e culturais dos projetos em execução, bem como as pendências e o prazo para as resoluções.

Aprovação FIX

Entre os primeiros diálogos do grupo, a representatividade do Fundo Indígena do Xingu no Comitê Gestor do Fundo Dema foi um dos assuntos pautados. Após oito anos de criação deste Fundo voltado ao fortalecimento dos povos indígenas, a deliberação da equipe foi favorável à integração do FIX ao Comitê Gestor do Fundo Dema, que já integra o Fundo Dema de Apoio às Comunidades Quilombolas, além das entidades que representam as três regiões de atuação: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém e Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (CEAPAC), representando o Baixo Amazonas; Comissão Pastoral da Terra (CPT) e STTR de Itaituba, representando a BR 163; Prelazia do Xingu e Fundação Viver Produzir e Preservar, representando a Transamazônica.

FIX passa a integrar a equipe do Comitê Gestor do Fundo Dema

Para Kore Kagroti Kayapó, integrante do Comitê Gestor Fix, “atualmente as populações indígenas sofrem grandes pressões de madeireiros, garimpeiros, pescadores, fazendeiros, e pelo fato do FIX ser um Fundo específico, voltado para a luta dos povos da região Xingu, é importante que estes indígenas tenham uma representatividade dentro do Comitê Gestor do Fundo Dema”. Kore explica ainda que em 2008, o FIX expandiu sua área de atuação para a região do Baixo Amazonas, Médio Tapajós, Jacareacanga e BR 163. “Este Fundo foi pensado como mecanismo de luta contra os grandes empreendimentos hoje instalados na região, viabilizando pequenas ações na garantia e defesa dos povos indígenas”, argumenta.

Avaliação da parceria

Outro assunto debatido foi a possibilidade de dar continuidade à parceria entre o Fundo Dema e o Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Apoiando conjuntamente projetos coletivos desde 2011, esta parceria já soma mais de 100 projetos socioambientais desenvolvidos por associações e cooperativas de trabalhadores do campo e da floresta, contemplados e distribuídos nas três Chamadas Públicas lançadas.  

Para esta possibilidade, os/as integrantes do Comitê Gestor avaliaram os indicadores e resultados positivos obtidos ao longo dos cinco anos de parceria com o Fundo Amazônia. Para dar concretude a esses resultados, o Fundo Dema já iniciou a realização de oficinas de sistematização e avaliação dos projetos apoiados nas três regiões de atuação, incorporando indígenas e quilombolas neste processo.

Atividades

Durante o encontro, a equipe do Fundo Dema participou ao Comitê Gestor sobre a criação de um sistema exclusivo de gerenciamento virtual, denominado BAP (Banco de Projetos), planejado para armazenar e atualizar periodicamente as informações dos projetos apoiados – tanto por Editais, vinculados ao recurso fiduciário, quanto por Chamadas Públicas, na parceria com o Fundo Amazônia –, auxiliando e contribuindo para a qualificação do monitoramento destes projetos.

Juntas, as equipes do Comitê Gestor e Conselho Consultivo avaliam ações do Fundo Dema

Além do BAP, foram apresentadas as ações realizadas pelo setor de comunicação e a projeção orçamentária e os dados de monitoramento dos projetos apoiados. Após análise crítica sobre as informações apresentadas, o Comitê Gestor aprovou e deliberou sobre o planejamento das atividades para 2017.

Conselho Consultivo

No penúltimo dia de atividades, integrantes do Conselho Consultivo, formado por representantes das associações apoiadas, se reuniram com o propósito de apreciar as ações do Comitê Gestor e auxiliá-lo na implementação da gestão do Fundo Dema. Após a atividade de integração, os participantes compartilharam a situação dos projetos desenvolvidos e em seguida avaliaram a atuação do Fundo Dema, sugerindo melhorias para a qualificação do trabalho.

Para Ana Ribeiro, que integra o projeto ‘Mulheres em Ação Fortalece a Luta’, em Rurópolis, a participação na reunião do Comitê Gestor foi importante para iniciar a compreensão sobre a gestão do Fundo Dema. “Pra mim foi muito significativo ter participado pela primeira vez da reunião do Comitê Gestor do Fundo Dema. Eu gostei, e apesar de não ter tudo esclarecido, consegui ter uma visão geral das coisas. Hoje a gente conseguiu aprovar o nosso projeto e ele está nos beneficiando. O grupo de 23 mulheres está bem otimista e com diversas ações programadas. Trabalhamos com artesanato e o nosso objetivo é montar um ateliê. Já estamos dando encaminhamento à feira das mulheres para fazer uma exposição e apresentar os nossos trabalhos, mostrando o nosso potencial”, comemora ela que também é coordenadora do Movimento de Mulheres de Rurópolis.

Ao compartilhar o desenvolvimento do projeto Frut’San, desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Santarém (COOPRUSAN), Cidnei Nunes falou sobre as dificuldades enfrentadas e as estratégias para aumentar a produção de polpa de frutas que tem trazido resultados positivos ao projeto. Acompanhe o depoimento no vídeo abaixo.


Visibilidade

No decorrer da semana, os dinamizadores e integrantes do Conselho Consultivo deram entrevistas a diversas emissoras de televisão de Altamira, entre elas, Rede Record, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Tv Nazaré/Canção Nova. Os entrevistados falaram sobre a importância do apoio a projetos comunitários, destacando as ações dos Fundo Dema nas três regiões de atuação.

Matheus Otterloo em entrevista na rádio comunitária legalizada com o apoio do Fundo Dema

Ao final da reunião o Matheus Otterloo, presidente do Comitê Gestor, concedeu entrevista à rádio comunitária Nativa FM, que em 2007 recebeu apoio do Fundo Dema por meio do Projeto Legalize, desenvolvido pela Associação Rádio Comunitária de Altamira (ARCA), com o objetivo de legalizar as rádio comunitárias da Transamazônica e Xingu.


Veja mais fotos