Notícias

09/01/2012
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Forças renovadas em 2012 pelos povos da floresta!

Um Belo Monstro está sendo implantado na região! Os povos indígenas exigem seus direitos, mas de novo os brancos passam por cima. As comunidades quilombolas continuam a ser ameaçadas nos seus direitos. 


Querem o reconhecimento dos seus territórios, mas só poucas, até agora, conseguiram. Desmatamento, produção de energia elétrica, mineração, monocultura de dendê são mais importantes do que qualidade de vida, agricultura familiar, agroecologia, segurança alimentar, preservação e aproveitamento sustentável de recursos naturais, seguindo as culturas milenares da região amazônica.



Demonstrando a sua incapacidade de pensar e viver os direitos humanos para todos e todas, a humanidade se debate em grandes crises econômicas desfazendo os direitos conquistados de muita gente. Sabe que o seu jeito de viver, produzir e consumir acaba com o planeta, polui a atmosfera, altera o clima, mas mesmo assim não demonstra vontade e nem competência  de mudar, e continua num caminho sem futuro.


Neste cenário dramático do ano que está chegando ao fim, Fundo Dema, na Amazônia brasileira, soube manter acesa a chama da sua lamparina de esperança, fortalecendo a sua utopia de que outro mundo é possível no qual a justiça ambiental e a justiça climática se tornam realidade. 


O Comitê Gestor do Fundo Dema, demonstrando o seu desejo de equidade entre os povos, cria o Fundo dos Indígenas de Xingu e incorpora as comunidades quilombolas no seu Comitê Gestor através da sua representação MALUNGU. Também, em busca de estimular e fortalecer as experiências de qualidade de vida na floresta amazônica, luta e conquista junto ao Fundo Amazônia o espaço para apoiar e ou implantar mais de duzentas  experiências e, apesar de pressões contrárias, continua com o apoio às iniciativas e à proteção dos defensores de direitos na região, qualificando as suas bases sociais ainda mais  como instrumentos de justiça socioambiental e climática!


Desta maneira o Fundo Dema significa esperança, coragem, solidariedade, direitos, justiça! A todos e todas agradecemos por isso. Este é o verdadeiro espírito do Natal, construir um mundo em que cada ser humano, homem ou mulher, seja respeitado e valorizado em sua dignidade. 

Desejamos a todos e todas dias felizes com suas famílias neste Natal e vamos entrar com a mesma firmeza e compromisso topando os desafios do novo ano!


Um grande abraço e os melhores votos de um  FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO!


Matheus Otterloo
Coordenador FASE/Fundo Dema