Notícias

05/06/2018
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Fundo Dema: 15 anos de luta em defesa da Amazônia e de seus povos

Neste ano de 2018, o Fundo Dema completa 15 anos. O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é um marco nesta trajetória. É a data em que se comemora a vitória dos movimentos sociais com o firmamento do Termo de Doação entre o IBAMA e a FASE, conquistado por meio da pressão social e mediação do MPF. Este documento estabelece a doação de 6 mil toras de mogno, extraídas ilegalmente da região da Transamazônica/Xingu, para os movimentos sociais.


A partir deste processo cria-se o Fundo Dema, um fundo fiduciário vitalício, cujos rendimentos são investidos em Editais de apoio a projetos comunitários de agricultoras/es familiares, extrativistas, ribeirinhas/os, indígenas, quilombolas e grupos de mulheres, de forma a indenizar a sociedade pelo crime e imensurável degradação ambiental provocada na região.


Durante esta caminhada, muitos desafios foram enfrentados e muitas conquistas obtidas. Junto a importantes parcerias institucionais, também de companheiras e companheiros que compõem o Comitê Gestor, a rede de dinamizadoras e dinamizadores, e a equipe administrativa do Fundo Dema, já se somam:

– 470 projetos apoiados;

– 7,5 milhões de reais para apoio a iniciativas coletivas;

– Mais de 3 mil hectares de áreas desmatadas e nascentes e beiras de rios recuperadas, e com implementação de sistemas agroflorestais;

– Mais de 700 mil mudas de árvores de espécies florestais e frutíferas plantadas;

– Mais de 3 mil colmeias de abelhas implantadas; 

– Aproximadamente 400 encontros, seminários e manifestações públicas apoiados; 

– Mais de 118 espaços de produção e de convivência implantados;

– Dezenas de Acordos de Pesca e Planos de Uso comunitários estabelecidos;

– 77.909 pessoas beneficiadas, sendo aproximadamente 50% mulheres;

– 18.836 famílias beneficiadas;

– Mais de 25 projetos de rádios comunitárias apoiados*.

Para celebrar esta trajetória de luta, que já perdura 15 anos, em defesa do meio ambiente e de sua biodiversidade, dos povos da floresta, da cidade, do campo e das águas, o Fundo Dema inicia a sua comemoração com homenagens a quem contribuiu e contribui para o seu fortalecimento.

___________________

* Fonte: Banco de Dados do Fundo Dema