Notícias

11/02/2014
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Fundo Dema divulga Edital para 3ª Chamada Pública Geral

Por Lílian Campelo

Ascom Fundo Dema


O Fundo Dema lança a 3ª Chamada Pública Geral de apoio a pequenos projetos socioambientais, direcionada a organizações civis, comunidades, associações, grupos de mulheres, extrativistas, rádios comunitárias e demais grupos que desenvolvam projetos que estimulem o manejo florestal de forma comunitária e sustentável, a recuperação de áreas degradadas, a conservação e manutenção da biodiversidade, a valorização da floresta em pé e os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta.

Durante 10 anos de atuação na Amazônia Paraense já foram apoiados mais de 200 projetos socioambientais lançados através de 8 editais. O Fundo Dema é um fundo fiduciário resultado de uma das parcerias mais bem sucedidas entre o Governo Brasileiro, Ministério Público e a sociedade Civil organizada.

Devido a sua longa atuação e inserção juntos as comunidades, uma nova parceria se estabelece. Desde 2011 a Fase/Fundo Dema e o Fundo Amazônia apoiam  projetos socioambientais através das Chamadas Públicas. Na primeira Chamada Geral 38 projetos foram enviados pelas organizações, sendo destes 34 aprovados e na segunda 53 projetos encaminhados ao Fundo Dema e aprovados 50. A crescente evolução de projetos enviados para concorrer as chamadas públicas demonstram o sucesso desta parceria.

Linhas Temáticas – Os projetos a serem selecionados e apoiados na Terceira Chamada Pública devem atender seguintes linhas temáticas:

(1) Fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades;

(2) Fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades;

(3) Manejo sustentável de recursos naturais.

Ações – Observadas as linhas temáticas, os projetos deverão se enquadrar em uma ou mais ações conforme lista abaixo:

 

Áreas de abrangência do projeto

Poderão participar projetos enviados para a realização de ações nas microrregiões do Estado do Pará em Altamira na área de influência da Transamazônica; Itaituba na área de influência BR 163; e Santarém na área de influência Baixo Amazonas.

Prazos

Os projetos deverão ser executados em, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses contados da data da contratação.

Não serão aceitos projetos cujo cronograma de execução ultrapasse o prazo acima estabelecido

Envio

Os projetos deverão seguir o roteiro que consta na chamada, Anexo 1, devendo as propostas serem enviadas até 30 de Maio de 2014 ao endereço:

FUNDO DEMA – Somos a Floresta

A/C da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE

Rua Bernal do Couto, 1329

66055-080 – Umarizal – Belém – PARÁ


Edital 3ª Chamada Pública Fundo Dema 2014.dot  

ANEXOS REFERENTES À CHAMADA PÚBLICA.doc