Notícias

03/02/2012
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Fundo DEMA faz rodada de sensibilização para lideranças Quilombolas do nordeste Paraense

Lideranças quilombolas de Santa Maria do Par

Lideranças quilombolas da regional nordeste Parense, participaram de uma rodada de sensibilização sobre as oriegens do Fundo DEMA e elaboração de projetos. A oficina aconteceu no início de janeiro em Santa Luzia do Pará.


As oficinas do Fundo DEMA/Fase, voltadas para o público Quilombola, tem o objetivo não só de divulgar as chamadas públicas e de assessorar na elaboração de projetos como acontece nas outras oficinas de projetos do Fundo DEMA. Angela Paiva, que é uma das educadoras do Fundo explica que esses momentos também são destinados a sensibilização das lideranças, “ falamos com eles sobre o significado do Fundo DEMA, como esse fundo se tornou uma conquista sócio ambiental dos movimentos sociais e debatemos sobre  noções de justiça  ambiental e Justiça climática justamente para construir coletivamente o aprendizado sobre as tematicas.”

As oficinas duram e média 3 dias e para contribuir neste processo, o Fundo DEMA preferiu montar uma equipe multi-disciplinar, para perceberem melhor a realidade das comunidades e auxiliar nas construção dos projetos.  A equpe é formada por uma engenheira agronoma, uma biologa com experiência com manejo florestal, e uma socióloga.

A equipe do Fundo DEMA tem o compromisso, com as comunidades, de acompanhar todas as etapas de elaboração dos projetos, até o momento da entrega da versão final. “O objetivo do Fundo DEMA/FASE é assessorar as comunidades quilombolas na elaboração dos projetos, mas não simplesmente elaborar um projeto, mas perceber o significado e a relação que este projeto  tem com a  questão da justiça ambiental e climática, perceber que a parceria Fundo DEMA/FASE e Fundo Amazônia é uma conquista, uma luta pela garantia da justiça ambiental e climática.” Acrescentou Angela Paiva.

Para a Agronoma, mestra em agricultura Familiar, Thiara Fernades,  o roteiro dos projetos refletem a realidade das comunidades quilombolas. “ A ideia é fazer o projeto pensando no problema que há na comunidades deles e como podemos resolver isso. Entre pensar o problema e pensar na solução do problema, é que está o projeto. Depois agente vai pensando na justificativa, no objetivo geral, nos especificoa até chegar lá no cronograma de atividades e no orçamento.”

A elaboração dos projetos, é um processo de construção coletiva e surgiram coisas muito boas, como, “ as propostas  de recuperação de areas degradadas, de recuperação de mata ciliar, inclusive a ideia da produção de uma horta organica gerou debate entre as lideranças, se estava realmente dentro do tema que o Fundo DEMA apoia. Mas na verdade o tema principal deste projeto foi o fortalecimento da comunidade,  o agregamento de valor a produção e troca entre os Quilombolas, por que  a orta coletiva seria um ponto em comum que melhoraria a alimentação e a qualidade de vida da comunidade.” Foi o que observou Nilza Miranda, que é Bióloga e técnica florestal e integrate da equipe multi-disciplinar que ministras as oficinas de elaboração de projetos do Fundo DEMA.

As 23 lidernças quilombolas que participaram da Oficina em Santa Luzia do Pará, fazem parte de 9 comunidades Quilombolas, dentre estas, 7 já são certificadas junto a Fundação Cultural Palmares.