Notícias

10/11/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 4 minutos

Fundo Dema lamenta perda de Jean Pierre Leroy

Jean Pierre Leroy. Foto: Arquivo FASE

Com profundo pesar o Fundo Dema lamenta o falecimento do querido Jean Pierre Leroy, ocorrido nesta manhã (10), no Rio de Janeiro. Aos 77 anos, este francês naturalizado brasileiro e grande companheiro de luta, deixou um legado de valorosas contribuições em defesa de uma sociedade justa e de iguais.

Formado em Filosofia, Pierre atuou na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), onde foi coordenador e atualmente integrava o Grupo Nacional de Assessoria (GNA). Passando um período no Pará, ele fazia questão de acompanhar de perto as lutas de moradores das periferias de Belém pela reforma urbana, estando presente nos bairros junto à população. Ampliando a sua atuação na Amazônia, trabalhou como técnico da FASE no escritório de Santarém, uma experiência que o possibilitou somar forças contra as investidas do capital no campo. No período entre 2003 e 2004, foi Relator Nacional para o Direito Humanos ao Meio Ambiente, vinculada à Plataforma Dhesca. 

Observando as injustiças em decorrência dos planos nacionais para o desenvolvimento da Amazônia a qualquer custo e o avanço de grandes obras estatais e privadas na região, Pierre mantinha uma relação direta com os movimentos sociais na luta pelo reconhecimento social e a garantia de direitos dos povos da Amazônia, por seus territórios, respeito à sua autonomia e valorização de seus conhecimentos. Neste caminhar de combate às injustiças socioambientais acompanhou a trajetória de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e chegou a atuar ao lado de militantes memoráveis, como a missionária Dorothy Stang.

Como um grande militante que era, Jean Pierre contribuiu de forma muito importante, tanto fisicamente quanto de forma teórica, para a preservação do bioma amazônico, para o fortalecimento de indígenas, quilombolas, agroextrativistas, pescadores, agricultores familiares, grupos de mulheres, e pela qualidade de vida destas populações. Neste sentido, investiu em grupos de estudos direcionados a estes sujeitos, visando o seu empoderamento. Conquistando uma referência intelectual, Pierre premiou a sociedade com registros de suas reflexões acerca da relação entre o homem e a natureza, com destaque às reflexões sobre Justiça Ambiental e Bens Comuns.

Para Graça Costa, educadora da FASE Amazônia, Jean sempre tinha importantes contribuições a dar e será lembrado sempre, também pela grande pessoa que era. “Por meio de seus estudos mostrava os impactos e as violações de direitos que os grandes projetos vinham a causar. Ele teorizava a partir das mazelas do desenvolvimento. Teve uma trajetória de muito envolvimento e fez memória na luta dos povos da região. Ele era uma pessoa muito boa, do bem”, destaca. 

Estendemos nosso carinho e solidariedade à sua grande companheira, Noêmia Leroy, e demais familiares, companheiros de luta e amigos próximos que, assim como Matheus Otterloo, coordenador do Fundo Dema, expressam a admiração e o carinho estimados por Jean Pierre neste momento difícil.

“Enfim o nosso companheiro, amigo, inspirador de pesadas lutas em prol dos povos da floresta na Amazônia não resistiu mais e encerrou a sua presença física neste nosso planeta. Tivemos a triste felicidade de ainda antes de ontem, junto com nossos amigos Letícia e Carlos, visitar Jean e nos despedir dele. Nos poucos momentos de lucidez, no meio dos seus sofrimentos de um final de titânica resistência de anos à terrível doença que o afetou, produzindo e participando a tudo até há quinze dias, ele nos reconheceu e entendeu a nossa mensagem. Transmitimos os abraços e saudações de todos e todas os/as companheiros/as da Transamazônica, do Baixo Amazonas, da Br 163, dos Indígenas de Xingu, Iriri e Tapajós, das comunidades quilombolas do Pará, dos e das companheiros e companheiras da Fase Amazônia e da minha grande amiga e inestimável companheira Aldalice, também muito amiga de Jean e sua companheira Noêmia. Estamos chorando neste momento, pois a despedida de um amigo e companheiro deixa mais um grande vazio na vida da gente, mas de outro lado o seu espírito forte nos acompanhará em todas as nossas lutas; as suas publicações permanecem conosco e seu e-mails passados com suas opiniões e comentários permanecerão sempre conosco e nos inspirarão nosso pensar e agir. Jean muito obrigado por tudo, realmente genericamente por tudo, pois não há um espaço em nossa vida onde não há o rastro da sua passagem. Grato por sua inspiração, grato por sua amizade, grato por suas críticas, grato por sua solidariedade, tenha a paz agora. Livre dos sofrimentos e sem as limitações terrestres pode nos acompanhar mais facilmente e fortalecer as nossas lutas.

Noêmia, grande e inestimável companheira e amiga de Jean, sem você o Jean nunca teria alcançado a grandeza no seu pensar e viver, que fez tão bem a tantas pessoas. A sua luta foi tremenda, a sua solidariedade sem limites. O longo abraço que tivemos antes de ontem na sua casa transmitiu tudo o que não conseguimos transmitir em palavras. Muito, mas muito obrigado mesmo por tudo o que significas para nós todos e todas. Um grande abraço de solidariedade e amizade e muita força!

Enfim, para todos os companheiros e companheiras especialmente da Fase, os nossos pêsames e solidariedade. Sabemos que todos nós sentiremos esta perda terrível numa conjuntura já muito adversa com grandes perdas de diretos conquistados a duras penas. A resistência de Jean, as ideias de Jean podem nos ajudar superar tudo isto e continuar nossa luta.

Um grande abraço para todos e todas!”

Matheus/Aldalice