Notícias

24/05/2024
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 3 minutos

Fundo Dema lança Edital Cidades Amazônicas II

Com o objetivo de apoiar organizações comunitárias para o enfrentamento às mudanças climáticas, promovendo uma visão crítica e alternativas baseadas na justiça social, o Fundo Dema lança o “Edital Cidades Amazônicas II – Floresta Viva em Movimento”. A iniciativa visa fortalecer organizações populares das cidades, aliadas aos povos do campo, das florestas e das águas, nos estados do Pará e Maranhão.

O edital se destina a organizações comunitárias urbanas e periurbanas lideradas por negros/as, indígenas, quilombolas, agroextrativistas, agricultores/as, comunicadores/as populares, artistas em suas diversas linguagens, artesãos/ãs e povos tradicionais de matriz africana.

No Pará, as áreas de abrangência são: Região Metropolitana de Belém, Baixo Amazonas, Transamazônica e BR-163, considerando os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Altamira, Placas, Uruará, Itaituba e Jacareacanga. Já no Maranhão podem se inscrever aqueles que atuam nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara.

Categorias

O edital possui duas categorias: o de Constituição de Entidade Jurídica, voltada aos coletivos e grupos que não possuem CNPJ e pretendem formar uma associação ou cooperativa; e o de Implementação de Projetos, voltada às organizações que possuem CNPJ e buscam realizar ações dentro das seguintes linhas temáticas: “Fortalecimento das organizações locais e suas articulações”; “Mudanças climáticas e racismo ambiental”; e “Agroecologia, soberania e segurança alimentar e nutricionais nas cidades”. 

Serão apoiados 10 projetos com até R$ 10 mil, na categoria Constituição de Entidade Jurídica, e 25 projetos de até R$ 30 mil na categoria Implementação de Projetos. O prazo para a execução das atividades é de 12 meses. 

É importante destacar que os grupos e coletivos que acessarem o apoio para a Constituição de Entidade Jurídica e conseguirem concluir o seu processo de constituição dentro da vigência do Edital, poderão concorrer ao apoio para a categoria Implementação de Projetos, já que o prazo de vigência para ambas será distinto. 

Elaboração de Projetos

Seguindo uma metodologia de trabalho voltada à educação popular, o Fundo Dema realizará oficinas para a elaboração de projetos para auxiliar as organizações e coletivos na produção das propostas ao Edital. Em Altamira, a oficina ocorrerá no dia 04/06, reunindo organizações da Transamazônica e BR-163. Em São Luís, será realizada no dia 06/06. Em Santarém e Belém, as oficinas ocorrerão no dia 13/06, com locais e horários a serem amplamente divulgados nos canais de comunicação do Fundo Dema.

As inscrições para estas oficinas devem ser feitas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7YOKR2l4DxLarexI8PO_OQf9b1yaYGKstAldBf2b6lOl6Rw/viewform

A produção dos projetos também pode ser subsidiada pelo Guia de Elaboração, Gestão e Monitoramento de Projetos e pelos vídeos disponibilizados pelo Fundo Dema. As propostas devem ser encaminhadas no período que vai de 24 de maio a 16 de junho de 2024, aos projetos na categoria Constituição, e 24 de maio a 31 de agosto de 2024, aos projetos na categoria Implementação, para o e-mail fundodemaprojetos@fase.org.br, juntamente com os documentos solicitados.

Realizado por meio da parceria entre o Fundo Dema e a Open Society, o Edital “Cidades Amazônicas – Floresta Viva em Movimento” chega a sua segunda edição, tendo apoiado 27 iniciativas comunitárias no Pará, Maranhão e Mato Grosso, no Edital de 2019. A primeira edição teve foco em combate ao racismo e em defesa da agroecologia e segurança alimentar, com resultados significativos para a garantia de direitos territoriais.

ACESSE AQUI O EDITAL

ACESSE AQUI O ANEXO I – Para Projetos de Implementação

ACESSE AQUI O ANEXO II – Para Projetos de Constituição

Inscrição para Oficina de Elaboração de Projetos – ENCERRADA

SUPORTE PEDAGÓGICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO, GESTÃO E MONITORAMENTOS DE PROJETOS

VÍDEOS SOBRE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS