Notícias

20/08/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Fundo Dema realiza oficina de monitoramento e prestação de contas para projetos da BR 163

Por Élida Galvão

Fundo Dema


De forma a acompanhar o andamento dos projetos apoiados, durante os dias 06 e 07 de agosto, a equipe do Fundo Dema esteve em Itaituba para realizar oficina de monitoramento, gestão e padronização da prestação de contas dos projetos apoiados na 1ª, 2ª e 3ª Chamada Pública Geral, na região BR 163.

Cerca de 36 pessoas estiveram presentes para socializar os problemas e dúvidas referente às prestações de contas dos projetos. Além de orientar os representantes das associações  de forma a sanar as pendências documentais e de prestação de contas, Renata do Monte e Graça Costa, do Fundo Dema, incentivaram o exercício de gestão e monitoramento dos projetos. Com isso, todos os projetos tiveram a oportunidade de identificar o marco zero para subsidiar este monitoramento.

Em grupos, representantes das associações exercitam como fazer a gestão e o monitoramento dos projetos

” No decorrer da programação foi realizada uma atividade que vem sendo inserida nas últimas oficinas e que tem surtido um excelente resultado em termos de participação e apreensão de conteúdos. Consiste em repassar para grupos de trabalho um tema do processo de execução dos projetos que esteja sendo identificada como uma possível dificuldade para a associação proponente”, informa Graça Costa sobre a atividade prática realizada com os grupos.

Compartilhando experiências

No início do segundo dia de atividade, foram exibidos os mais recentes vídeos produzidos pelo Fundo Dema, os quais registram as experiências dos projetos apoiados, entre eles, SAF’S Bom Proveito, Projeto Peixe e Mel e Projeto Floresta em Pé.

Sessão de vídeos compartilha as experiências apoiadas e reflete sobre os malefícios do agrotóxico

“O debate que transcorreu após a exibição de três vídeos foi recheado de depoimentos dos participantes, com denúncias sobre violações de direitos e ameaças à produção familiar com a utilização de pulverização de veneno por avião, que é uma das principais ameaças do contexto atual dos conflitos existentes”, avalia Graça sobre a percepção das pessoas que intervém nos projetos.

Além destes, também foi exibido o filme  “O veneno está na mesa I”, que ajudou no debate sobre a “Campanha Permanente contra os Agrotóxicos”.

Fortalecendo a Campanha contra os Agrotóxicos

Campanha contra os agrotóxicos é aderida durante a atividade

No sentido de alertar as pessoas sobre os malefícios da utilização dos agrotóxicos na agricultura, a equipe do Fundo Dema fomentou a campanha contra os agrotóxicos distribuindo encartes do Jornal Aldeia, produzido pela Federação de Órgãos Para Assistência Social e Educacional (FASE) – Programa Amazônia. Foi feita a leitura de todo o conteúdo, instigando reflexões que foram reforçadas pela exibição do filme sobre os agrotóxicos. 

>> Veja mais fotos

Confira no vídeo abaixo a avaliação feita por alguns participantes sobre a oficina