Notícias

06/05/2022
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 2 minutos

Fundo Dema realiza oficina no quilombo de Porto Alegre

Por Élida Galvão

Vânia Carvalho, Maria Antônia Nascimento, da equipe do Fundo Dema, e Valéria Carneiro, da Malungu, orientaram as famílias do quilombo

Durante os dias 29 e 30 de abril, o Fundo Dema, juntamente com a representação da Coordenação das Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu) se fez presente na comunidade quilombola Porto Alegre, localizada no município de Cametá (PA), para a realização da Oficina de Gestão, Monitoramento e Prestação de Contas voltada ao ‘Projeto de Consolidação Viva Alegre de Criação de Galinha Regional e Reflorestamento’, realizado pela Associação de Remanescentes de Quilombos de Porto Alegre (ARQUIPA).

Apoiada pelo Fundo Dema, em parceria com o Fundo Amazônia e por meio da Chamada Pública Unificada Amazônia Agroecológica, a iniciativa é realizada no Km 40, da Rodovia Transcametá, na região do Nordeste Paraense. O objetivo do projeto está voltado à produção de galinhas caipiras regionais como fonte de renda para a comunidade e a garantia da segurança alimentar e nutricional.

Para alcançar o objetivo, a comunidade pretende implantar um Sistema Agroflorestal para alimentar as galinhas de forma agroecológica e, também, para realizar o reflorestamento da área abrangida pelo projeto. Planeja-se, ainda, comercializar parte da produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de construir uma sede da associação comunitária.

Cerca de 90 famílias quilombolas serão beneficiadas com o projeto de criação de galinha caipira

“Vamos começar com alguma quantia de galinha. Estamos bolando uma estratégia para esse curto tempo de execução, em continuidade ao projeto anterior”, comentou Juscelino Gonçalves, vice-presidente da ARQUIPA, se referindo ao primeiro projeto da ARQUIPA apoiado pelo Fundo Dema em parceria com o Fundo Amazônia, realizado em entre 2014 e 2018. Nomeado ‘Projeto Viva Alegre de Criação de Galinha Caipira’, a iniciativa também era voltada à criação de galinha, envolvendo 20 famílias e cerca de 50 pessoas da comunidade.

O projeto atual visa atingir cerca de 90 famílias e, a partir da experiência com o projeto anterior, a comunidade pretende desenvolver ração orgânica para alimentar as aves. “Nossa proposta é conseguir gerar alimentação com a criação de galinha caipira, mas para isso, vamos plantar milho e arroz para produzir ração [orgânica]”, informa Dalton Lisboa, morador da comunidade, que também destacou de forma positiva a visita do Fundo Dema à comunidade. “Foi muito importante a vinda da equipe para sintonizar as informações. O contador esteve presente e conseguimos tirar muitas dúvidas. Agora vamos iniciar com os cursos e trabalhar o material de divulgação”.

O apoio do Fundo Dema, por meio do projeto, prevê também a construção da sede da associação, de acolhimento às atividades administrativas, fortalecendo a dinâmica da organização comunitária.