Notícias

29/09/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 3 minutos

Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo lança prêmio para fortalecer a autonomia das mulheres

Com o objetivo de fortalecer a autonomia econômica e política das mulheres rurais da Amazônia, o Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo lança Edital para estimular a socialização e visibilidade do trabalho e protagonismo de mulheres de diversos segmentos sociais, como agricultoras, agroextrativistas, indígenas, quilombolas, artesãs.

Por meio deste Edital o Fundo lança a primeira edição do Prêmio Luzia Dorothy do Espírito Santo, que tem como tema ‘Contando nossas histórias, nossas vidas, nossas, nossas organizações, nossos projetos’. A intenção é promover de forma pedagógica a participação destas mulheres no processo de sistematização, socialização e disseminação das experiências que vêm sendo desenvolvidas por organizações de mulheres na região Oeste do Pará, apoiadas pelo Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo.

A oportunidade se volta a mulheres que vêm participando das ações do Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo, em especial as que desenvolveram e desenvolvem projetos coletivos apoiados pelo Fundo. O Prêmio consiste em selecionar e destacar sistematizações participativas dos projetos apoiados pelo Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo, contendo histórias de vida das mulheres envolvidas e de suas organizações. Para isso, serão aceitas narrativas textuais ou depoimentos em vídeos, conforme orientações disponíveis no Edital.  

As três melhores sistematizações selecionadas serão premiadas com passagens aéreas de ida e volta para 1(uma) pessoa por grupo ou associação, para participar do IV Encontro Nacional de Agroecologia, a ser realizado na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no período de 31 de maio a 03 de junho de 2018.

Para participar, o grupo de mulheres deve preencher a ficha de inscrição abaixo disponibilizada e enviar por e-mail até o dia 20 de outubro de 2017. O material produzido deverá ser entregue ou enviado por e-mail até o dia 12 de janeiro de 2018.

De forma externa ao Edital, a ação também será destacada em uma edição especial do Jornal Aldeia em vista de dar voz às mulheres e suas organizações, para aprofundar as experiências positivas e os desafios que enfrentam ou precisam enfrentar. Por outro lado, as imagens e depoimentos coletados poderão contribuir para posterior constituição ações culturais incluindo exposições, mostras fotográficas, saraus e rodas de cultura.

Fundo de apoio a mulheres

O Fundo Luzia Dorothy do Espírito Santo é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da independência e do protagonismo de mulheres frente à resistência a uma herança patriarcal e de uma cultura de submissão, responsáveis por limitar a participação política e econômica delas na sociedade e por aprofundar ainda mais a divisão sexual do trabalho. O nome do fundo foi escolhido em homenagem a três mulheres reconhecidas como lideranças do campo: Luzia Fati, Dorothy Stang e Maria do Espírito Santo, mulheres lembradas pelo legado de luta, resistência e coragem em favor da agricultura familiar, da preservação da floresta em pé e contra o avanço do agronegócio na Amazônia.

Criado em fevereiro de 2014, o Fundo atualmente encontra-se em processo de consolidação na região do Baixo Amazonas e de ampliação para as demais regiões de atuação do Fundo Dema no Oeste do Pará (Transamazônica/Xingu e BR 163/Tapajós) e vem promovendo oficinas de formação para que as associações de mulheres possam elaborar projetos a serem submetidos aos editais lançados e/ou em processo de construção.

ACESSE AQUI O EDITAL

ACESSE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO_PRÊMIO LDES 2017.doc  



Serviço

Informações:

Local: Rua Bernal do Couto, 1329. Bairro: Umarizal – Belém/PA. CEP: 66055-080

Telefone: 4005-3751 / 4005-3755

E-mail: ascom@fundodema.org.br