Notícias

11/02/2022
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 2 minutos

Fundo Dema visita projetos em Abaetetuba

Em conversa com equipe do Fundo Dema, representantes da Associação Multisetorial falam sobre a construção de espaço coletivo

Por Élida Galvão

Durante a última terça-feira (1°), a equipe do Fundo Dema esteve no município de Abaetetuba (PA), em visita de monitoramento aos projetos Espaço Multisetorial, realizado pela Associação Multisetorial dos Empreendedores de Beja (AMSETEB),  e ASAPAP Construindo Formação Política e Social, Visando Defender o Território, realizado pela Associação dos Agroextrativistas, Pescadores e Artesãos do Pirocaba (ASAPAP).

Com o objetivo de promover atividades de prestação de serviços à comunidade, a AMSETEB construiu um barracão da associação, que agora abriga a realização de diversas atividades comunitárias.

Equipe visita projeto da ASAPAP

“A gente não tinha espaço para reuniões, cursos, oficinas. A gente sempre alugava ou emprestava espaço de igrejas, ou até mesmo reuníamos na casa de algum associado. E antes de inaugurar o barracão já abrigávamos alguns cursos, com número reduzido de pessoas por conta da pandemia. Atendemos 14 comunidades e no mutirão da construção, fazíamos revezamento para garantir a participação de todos. A comunidade ficou perplexa de ver um projeto grandioso. O apoio do Fundo Dema veio ajudar nesse processo”, informou Nilson Cardoso, presidente da AMSETEB.

Voltado à defesa do território a partir de ações estratégicas com o fortalecimento de grupos de jovens e mulheres na comunidade agroextrativista Pirocaba, o projeto da ASAPAP, também atua na construção de um barracão comunitário. Isso tem facilitado a realização de reuniões e atividades das famílias da localidade, que sofrem ameaças em torno da instalação de portos de exportação de grãos, bois, e que já são impactadas pela ação do complexo industrial Albrás/Alunorte.

Além de servir para a construção coletiva de estratégias em defesa do território, o espaço também acolhe atividades de formação política e socioeconômicas das famílias.

Foto: Maria Antônia/Fundo Dema