Notícias

16/05/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Integrantes do projeto Oriximiná Verde discutem acordo de pesca

por Élida Galvão

Fundo Dema


Planejado com o principal objetivo de trabalhar a educação ambiental nos bairros, nas escolas e em comunidades rurais do município de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas, o projeto ‘Oriximiná Verde’ deu início às atividades previstas para atingir os resultados. Durante dia 24 de abril, os integrantes das famílias beneficiadas reuniram para discutir o acordo de pesca do lago Caipuru.

De acordo com Edimar Costa, técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o processo está bem adiantado, já que a comunidade vem discutindo há bastante tempo este acordo de pesca para a proteção do lago.  “As propostas foram elaboradas e discutidas com a comunidade, que ao final aprovou o documento. Este acordo de pesca será preciso para encaminhar junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a partir do dia 22 de maio”, informou Edvaldo Pereira, coordenador do projeto.   

O acordo de pesca foi discutido e aprovado coletivamente entre os comunitários 


Realizado pela Associação Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida) e apoiado pelo Fundo Dema em parceria com o Fundo Amazônia, o projeto englobas as comunidades rurais do Caipuru e também os bairros do Penta e São José localizados na sede do município, envolvendo um total de 50 famílias e ainda professores e alunos do ensino regular no sentido de atuarem como agentes multiplicadores no processo da educação ambiental.  

A motivação para este trabalho participativo parte de um diagnóstico de problemas ambientais nas localidades as quais projeto está sendo direcionado. A partir de orientações e do trabalho de sensibilização pretende-se garantir a reflexão sobre o frágil equilíbrio da bioesfera e os problemas de gestão dos recursos naturais. Com isso, planeja-se assegurar a preservação e conservação dos recursos naturais de forma a promover a melhoria da qualidade de vida, bem estar e sustentabilidade produtiva do homem no campo e na cidade.

Neste sentido, o projeto prevê a facilitação aos alunos e à população de uma compreensão fundamental sobre os problemas existentes, sobre a presença humana no ambiente e sua responsabilidade e papel crítico enquanto cidadãos.  

>> Veja outras fotos