Notícias

14/10/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Lançamento de O sol não é quadrado lota Líbero Luxardo

Foi com o Cine Líbero Luxardo lotado que ocorreu o lançamento do documentário ‘O sol não é quadrado’, no último dia 29 de setembro. Resultado do projeto ‘Reconstruindo a Liberdade’, realizado pelo Instituto Universidade Popular (Unipop), o vídeo mostra o universo de adolescentes privados de liberdade, em unidades socioeducativas do Pará.

Produzido pela Unipop, em parceria com o coletivo Tela Firme, o documentário buscou dar voz aos a adolescentes em conflito com a lei e visibilizar seus sonhos e suas perspectivas para quando alcançarem a liberdade. Além disso, o vídeo aborda a questão da maioridade penal e discute os efeitos sociais danosos causados a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que reduz esta maioridade para 16 anos.

Logo após o lançamento do documentário, os participantes puderam participar de um bate-papo com o Padre Bruno Sechi, da República do Emaús, que falou sobre a responsabilidade social para a construção de uma sociedade justa. “Estes jovens estão sendo mortos. Eles precisam viver. Eles precisa ser resgatada a dignidade que ainda lhes resta, mesmo quando eles perderam muita coisa, porque foram abandonados por esta sociedade que não é justa, mas acaba se tornando uma sociedade vingativa. Nos precisamos resgatar vidas, dignidade e valores por meio da justiça. E a justiça implica também em perdão. Um sociedade que não perdoa não é uma sociedade justa”, enfatizou o religioso, que é um dos principais responsáveis no país pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Reconstruindo a liberdade

‘O sol não é quadrado’ é resultado da experiência que a Unipop desenvolve desde 2010 nas unidades socioeducativas do Pará. No mais, em 2014 foi iniciado o projeto ‘Reconstruindo a Liberdade’, por meio por meio do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Pró-DCA) e com o patrocínio da Petrobras. O projeto consiste em proporcionar capacitações que visem desenvolver competências e habilidades para o exercício da cidadania ativa de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no estado do Pará.