Notícias

18/03/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 1 minuto

Moção de repúdio aos assassinatos de lideranças comunitárias na América Latina

Walter Méndez Barrios
 Foto: Divulgação/Tele Sur TV 

Fundo Dema repudia de modo veemente as brutalidades ocorridas e que continuam a se manifestar contra militantes que lutam por justiça ambiental, em defesa dos bens comuns e dos povos indígenas no continente latino americano. Em menos de um mês já se somam três mortes de líderes, como o triste episódio ocorrido com Berta Cáceres e Nelson Garcia, ambos do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH). Desta vez, Walter Méndez Barrios, presidente da Cooperativa La Lucha (ACOPOP), na Guatemala, teve sua vida ceifada na última terça-feira (16.03), por defender a vida, a floresta e os territórios.

 

A morte da companheira Berta Cáceres e dos companheiros e Nelson Garcia e Walter Barrios não pode ficar impune!  

 

Exigimos que as autoridades de Honduras e da Guatemala tomem as devidas providências para punir todos os envolvidos nestes atos de atentado aos direitos humanos e, sobretudo, atentado à vida.

 

Manifestamos nossa solidariedade e também exigimos a segurança de Gustavo Castro, companheiro de luta de Berta, que testemunhou o seu assassinato e ainda foi detido arbitrariamente pelo governo hondurenho.  

 

Fundo Dema,

18 de março de 2016.