Notícias

26/10/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Nota de Pesar | Paulinho Fonteles

 

(Foto: Divulgação)


A Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e o Fundo Dema se solidarizam com familiares, amigos e companheiros de luta e familiares de Paulinho Fonteles, um memorável militante das causas sociais, membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), falecido na manhã desta quinta-feira (26.10), em Belém (PA), vítima de infarto fulminante.

A FASE e o Fundo Dema prestam especial carinho a Hecilda Veiga, sua mãe, grande socióloga e lutadora que atuou por muitos anos na FASE e que o teve nos tempos da ditadura em meio aos porões da tortura. Filho, também, de Paulo Fonteles, advogado e militante assassinado em 1987 pelas forças repressoras, Paulinho iniciou sua trajetória de vida tendo herdado a compreensão e o empenho por democracia e justiça na atmosfera da família.

Ainda poeta e pesquisador, o militante soma à sua história o compromisso pela garantia dos direitos humanos tendo acompanhado a questão da Guerrilha do Araguaia na região amazônica, entre as décadas de 60 e 70, se inserindo na investigação do caso e na luta pela condenação dos responsáveis pelo extermínio de militantes de oposição à ditadura.

A amplitude de sua atuação rende gratidão à dedicação contra a violência e pela garantia dos Direitos Humanos. Por meio do Instituto Paulo Fonteles, coordenado por ele, esteve junto à Articulação dos Direitos Humanos contra a Violência e pela Vida (DHVida), da qual a FASE faz parte, acompanhando e dando todo apoio aos movimentos sociais.

“Eu militei junto com ele agora no DHVida, e ele foi um grande aliado na luta contra o extermínio da juventude. Por meio de sua contribuição na Articulação conseguimos implantar a Comissão Parlamentar de Inqérito (CPI) contra o extermínio da juventude, relacionada à chacina de 2014, e ainda o julgamento e condenação de alguns milicianos”, destaca João Gomes, educador da FASE.

Paulinho Fonteles Presente!