Notícias

05/05/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 1 minuto

NOTA DE PESAR

O Fundo Dema lamenta com pesar a morte do agricultor orgânico José Tinter Zefeerino, conhecido popularmente por Cido. Morador da Cidade de Brasil Novo, na região da Transamazônica, onde vivia com seus dois filhos em sua casa estruturada de forma ecológica, seu Cido se dedicava à plantação de espécies florestais e plantas medicinais, contribuindo generosamente ao tratamento de saúde de muitas pessoas das proximidades.

A perda de seu Cido é imensa para a região que contava com um homem de grande conhecimento e consciência a respeito da plantação orgânica. Membro da Cooperativa de Produtos Orgânicos de Brasil Novo e ex-presidente da Casa Familiar Rural de Brasil Novo, com grande frequência ele participava de palestras e seminários com o objetivo de disseminar a importância da agroecologia para a vida.

Considerada uma liderança comprometida com o exercício prático da agroecologia, tanto no movimento social quanto em sua propriedade, onde se contabiliza mais de 120 espécies de plantas cultivadas organicamente, ele lutava bravamente contra o uso de agrotóxicos nas plantações.

Atualmente seu Cido coordenava o projeto ‘Sítio Agroecológico’, apoiado pelo Fundo Dema, com o objetivo de organizar uma área agroecológica na vicinal da Gleba 20, em Brasil Novo, para a preservação do meio ambiente e das riquezas naturais, além de contribuir para a regularização ambiental das propriedades familiares do local.

Neste momento, manifestamos nossa solidariedade a seus parentes e amigos. Nos somamos a dor de seus filhos, entre eles Edileno Schimidt, dinamizador do Fundo Dema e atual presidente da Casa Familiar Rural de Brasil Novo, assim como um dia foi seu pai.

Fundo Dema