Notícias

03/05/2021
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Nota de Repúdio à invasão ao STTR de Santarém

O Fundo Dema repudia de forma veemente a invasão da sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém, na região do Baixo Amazonas (PA), por representantes de cooperativas de exploração de madeireira localizadas na RESEX Tapajós Arapiuns. O fato iniciou na manhã de hoje (03) e ação ainda mantém militantes do STTR encurralados/as no local.

Segundo informações prévias, uma caravana com mais de cem pessoas de cooperativas localizadas naquela Unidade de Conservação (UC) invadiu a sede do Sindicato com a reivindicação da retomada dos processos de Plano de Manejo dentro da Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós Arapiuns.

A decisão liminar da Justiça Federal de Santarém, que autorizava o referido Plano de Manejo, foi suspensa no dia 30 de abril por decisão do Tribunal Federal de Santarém da 1ª Região (TRF-1), compreendendo que o processo não poderia seguir sem a Consulta Prévia, Livre e Informada a indígenas e comunidades tradicionais do território em questão.

Vale lembrar que durante sua passagem a Santarém, no início de abril, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reuniu com empresários madeireiros, se comprometendo em apoiar a liberação 226.760 mil metros cúbicos de madeira extraída de forma ilegal, apreendida na divisa do Pará com o Amazonas, pela operação Handroanthus, da Polícia Federal do Amazonas. Esta foi considerada a maior apreensão de madeira ilegal, na história da polícia.

O desgoverno de Bolsonaro tenta a todo custo fragilizar a política de defesa ambiental, legitimando o desmatamento, interferindo em operações de fiscalização para beneficiar os desmatadores.

O Fundo Dema se soma à luta em defesa do território das populações tradicionais e dispensa toda a solidariedade aos/às companheiros/as do STTR de Santarém, entidade que integra o Comitê Gestor do Fundo Dema.

Aqui a boiada não passará!

Fonte: Fundo Dema