Notícias

22/07/2019
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Oficina de diagnóstico é realizada em Vila do Cabanos

Por Élida Galvão 

|Fundo Dema encerra a etapa de oficinas de diagnóstico com atividade realizada em Vila dos Cabanos

No último dia 05 de julho, o Fundo Dema realizou mais uma oficina de diagnóstico, em Vila dos Cabanos, no território de Barcarena. Promovida em parceria com o Grupo de Estudo Sociedade, Território e Resistência na Amazônia (Gesterra), da Universidade Federal do Pará (UFPA), a atividade contou com a participação de cerca de 30 pessoas de diversas comunidades próximas.

O objetivo da oficina é levantar dados que possam subsidiar o Edital do Fundo Socioambiental, a ser lançado no segundo semestre deste ano, voltado a projetos comunitários e coletivos, de forma a fortalecer organizações e ações voltadas à melhoria de vidas de famílias impactadas por crimes socioambientais ocorridos na região.

A metodologia da atividade é pautada na escuta de relatos dos participantes onde é observada a relação cultural, econômica, política, social e ambiental com o território, além das ameaças ao bem viver e as consequências negativas da instalação de corporações de exploração dos bens comuns no território de Barcarena e Abaetetuba.

”Nós queremos fazer uma pequena reflexão sobre o processo para ajudar a construir subsídios para o Edital […] Vocês vão dizer que tipo de diretriz vocês acham importante para construir este Edital”, afirmou Marcel Hazeu, integrante do Gesterra. 

Para Solange Gayoso, que também participa do Grupo de Estudo, é importante garantir a oportunidade do Edital para o fortalecimento de ações coletivas enquanto alternativas para o bem viver das comunidades no território. ”Estamos em um processo de resistência. E é desse processo que a gente pode tirar exemplos e pensar em projetos de reforço para essa resistência, que podem contribuir para a nossa valorização, resgatar o que foi perdido, valorizar o modo de vida tradicional e criar condições para continuar existindo”.

A oficina de diagnóstico em Vila dos Cabanos encerra uma das etapas do Plano de Trabalho realizado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE)/Fundo Dema, obedecendo o Termo Cooperação Técnica firmado com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Procuradoria Geral do estado (PGE), Defensoria Pública do Estado (DPE), Defensoria Pública da União (DPU) e Prefeitura Municipal de Barcarena (PMB). 

O lançamento do Edital, intitulado ‘Territórios Livres de Mineração’, ocorrerá no próximo dia 25 de julho, às 9 horas, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barcarena e é aberto ao público de Barcarena e Abaetetuba.