Notícias

03/03/2015
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Oficina debate Reforma Política e Direitos das Mulheres

Evento será promovido pelo programa da FASE na Amazônia, pelo Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP) e pelo Movimento de Mulheres Feministas (MARIAS)


No marco das atividades do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o programa da FASE na Amazônia, o Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP) e o Movimento de Mulheres Feministas (MARIAS) realizarão, nesta terça-feira (3), uma oficina na capital paraense Belém. O evento, cujo tema será “A Reforma Política e os Direitos das Mulheres”,  é voltado para todas as mulheres que tenham interesse neste assunto.


A ideia é trocar experiências para que elas tenham cada vez mais conhecimento de seus direitos e sobre a necessidade de mudanças no sistema político do país. As entidades que promovem a oficina, assim como outras organizações e movimentos sociais que participaram de um plebiscito popular sobre o tema, reivindicam que a reforma política deve ser feita através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana.


Este plebiscito popular conseguiu envolver a participação de 7.754 milhões de pessoas em 2013. Agora, as entidades da sociedade civil mobilizadas em torno da pauta, inclusive as que debatem a igualdade de gênero, defendem a realização de um Plebiscito Oficial para que toda a população brasileira possa participar e decidir sobre qual Reforma Política é necessária para o país.


Uma das reivindicações é que as mulheres tenham mais voz e vez na política. Apesar de atualmente o país ter uma presidenta, os números demonstram que elas  ainda são minoria no sistema político eleitoral. Entre os governadores eleitos em 2014, 26 são homens e somente uma é mulher. Dos 81 parlamentares no Senado, 12 são mulheres. São apenas 51 mulheres entre os 513 deputados na Câmara Federal.


A realidade da falta de representatividade da mulher também está refletida nas Assembleias Legislativas. Houve uma redução no número de deputadas: são 26 representantes femininas a menos. Na Assembleia Legislativa do Pará, estado onde ocorrerá a oficina sobre o assunto, a bancada feminina diminuiu de seis para três representantes.


Serviço:


Oficina “Reforma Política e os Direitos das Mulheres”.

Data : 03.03.2015 (3ª feira). Hora: 14h.

Local: Auditório da FASE Amazônia – Rua Bernal do Couto, nº 1329 (próximo à Avenida Alcindo Cacela) – Umarizal, Belém, Pará. A entrada é franca.


Mais informações : Ádima Monteiro (91) 981211281; Silvia Rodrigues (91) 988647865; Maria José (91) 987318959;  e Aldebaram Moura (91) 98113256.