Notícias

02/04/2020
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

PESAR, DENÚNCIA E REINVINDICAÇÃO

NOTA DE PESAR, DENÚNCIA E REIVINDICAÇÃO

O Fundo Dema, nascido como fruto de luta pelos direitos dos Povos da Floresta na Amazônia, com 16 anos de existência tem criado laços profundos e solidários com os povos tradicionais, especialmente os originários.

Recebemos com muito pesar a notícia do assassinato da liderança indígena Zezico Rodrigues Guajajara, professor há 23 anos e um dos líderes da terra indígena Araribóia. Ele era também, diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru. Assassinado a tiros, seu corpo foi encontrado na estrada de Matinha, próximo à sua aldeia, Zutiwa, no município de Arame (MA). Isto ocorreu somente quatro meses depois do assassinato de Paulino Guajajara na mesma região, em novembro 2019.

Enquanto estamos vivendo a conjuntura sombria de uma pandemia a qual exige de todos e todas uma solidariedade planetária para salvar vidas, desafiando desigualdades abismais de todo tipo na procura de vencer o mal trazido de fora, o povo indígena Guajajara enfrenta, além disso, toda força criminosa da ganância colonizadora, que invade a sua terra, mata vidas e arranca as riquezas naturais existentes.

Depois do assassinato de Paulino, o clamor do povo indígena e de todos e todas da sociedade civil obrigou as autoridades a declarar publicamente os direitos dos povos indígenas de viver em seus territórios. Tanto em nível estadual, quanto nacional, foi prometida a proteção destes direitos. Mas, mais uma vez estas promessas se demonstraram vazias e sem consistência. Não fomos capazes de impedir mais este crime.

O Fundo Dema quer juntar sua voz ao clamor de todos os povos originários, especialmente da nossa região Amazônica. Chega de falsas promessas, chega de ganância! Exigimos punição dos criminosos, o fim da marginalização dos povos indígenas, a efetiva proteção dos seus direitos territoriais e étnicos, os quais constam na Constituição brasileira e nos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário!

Choremos juntos a tristeza dos Guajajara e lutemos com eles pela vida!

Belém, 02 de abril de 2020

COMITÊ GESTOR DO FUNDO DEMA

FASE ? EQUIPE FUNDO DEMA

 

Maria das de Figueiredo Costa

Presidenta Comitê Gestor Fundo Dema