Notícias

14/11/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Pré-Fórum Social Pan Amazônico é realizado na BR 163

Por Élida Galvão

Fundo Dema



Na próxima terça-feira (15), a cidade de Itaituba (PA) reúne integrantes de organizações dos movimentos sociais, entre eles grupos de mulheres, jovens, indígenas, quilombolas, trabalhadores e militantes do campo, da floresta e cidade, organizações da igreja, comunicadores e público acadêmico durante o pré-encontro ao VIII Fórum Social Pan Amazônico, organizado conjuntamente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) na BR 163, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Itaituba, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Com o tema ‘Amazônia: Território de Luta e Resistência’, o encontro ocorre no Ginásio Poliesportivo da Comunidade São Pedro, com início às 8 horas.

 

Além de articular os movimentos sociais e comunidades tradicionais da região, o pré-Fórum objetiva debater sobre os grandes projetos a as ações de luta e resistência que se opõe ao modelo de desenvolvimento predatório e que causa danos aos povos que vivem na Amazônia.

 

Serviço

 

Pré-Fórum Social Pan Amazônico na região da BR 163

Data: 15 de novembro de 2016

Local: Ginásio Poliesportivo da Comunidade São Pedro

Hora: Início às 8h  

 

Inscrições e traslado

 

As inscrições serão realizadas gratuitamente no local do encontro e garantem a alimentação aos participantes. Também será disponibilizado transporte rumo à comunidade São Pedro, com os pontos e horários de saída abaixo especificados: 

– Distrito de Miritituba: saída da rodoviária às 7h30
– Trairão: saída do STTR de Trairão às 7h
– Rurópolis: saída da rodoviária às 5h

 

Informações

 

Raione Lima: (93) 99209-0225
Fred Vieira: (93) 99149-0735
Elmara Guimarães: elmaraguimaraes@yahoo.com.br

FSPA 2017 

Em sua oitava edição, o Fórum Social Pan Amazônico se configura como um espaço de articulação dos movimentos sociais, povos indígenas e comunidades tradicionais dos nove países que integram a Amazônia, entre eles: Brasil, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

A ser realizado no período de 28 de abril a 1º de maio de 2017, no Peru, o encontro objetiva fortalecer a autonomia dos povos que vivem na Pan Amazônia, em resistência ao modelo capitalista de desenvolvimento pautado na devastação da biodiversidade, na desterritorialização de povos e comunidades, desigualdade social, destruição cultural.