Notícias

01/03/2023
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 6 minutos

Prêmio de Fotografia ‘Fundo Dema 20 anos: Somos Floresta em Movimento

Em 2023, o Fundo Dema celebra 20 anos de história e de compromisso com a conservação da floresta e fortalecimento dos povos da Amazônia. Para celebrar este momento de conexões entre a nossa ancestralidade e o futuro, lançamos o Prêmio de Fotografia “Fundo Dema 20 anos – Somos Floresta em Movimento” enquanto resgate de nossa memória e trajetória a partir da visibilidade do protagonismo e resistência de povos indígenas, comunidades quilombolas, agricultores/as familiares, agroextrativistas, pescadores/as, ribeirinhos/as, populações estas que projetam o futuro e reafirmam a vida, seja no campo, na floresta, nas cidades e nas águas.

Este prêmio pretende inspirar cada vez mais iniciativas coletivas em defesa da Amazônia e seus povos por muitas outras décadas, também estimular uma reflexão sobre a realidade vivenciada e o que desejamos projetar enquanto mudança para uma vida justa e com garantia de direitos.

Assim, firmando nossa conexão com as comunidades apoiadas, convidamos todas as pessoas que participam ou participaram de projetos apoiados pelo Fundo Dema a compartilhar imagens como forma de expandir trocas afetivas e celebrar histórias de luta e resistência, por meio do Prêmio de Fotografia “Fundo Dema 20 anos – Somos Floresta em Movimento”.

As inscrições podem ser feitas no período de 1º de março a 28 de abril de 2023, por meio do site do Fundo Dema. Os três primeiros lugares serão premiados e as 20 fotos mais bem pontuadas pela comissão julgadora serão publicadas na galeria virtual do site, nas redes sociais do Fundo Dema e irão compor a exposição itinerante durante as programações em comemoração aos 20 anos do Fundo Dema.

Leia o regulamento abaixo para acessar todas as informações.

REGULAMENTO

1 – DO OBJETIVO

O Prêmio de Fotografia “Fundo Dema 20 anos – Somos Floresta em Movimento” é destinado às pessoas que integram ou participaram de projetos apoiados pelo Fundo Dema, em qualquer Chamada Pública ou Edital. Tem como objetivo contar a nossa história de 20 anos em defesa da vida, da Amazônia e de seus povos. Por meio das muitas fotografias que esperamos receber, vamos lembrar nossos ancestrais e também mostrar nosso futuro, destacar a promoção da justiça socioambiental e climática, a conservação dos bens comuns, a segurança alimentar e nutricional e o protagonismo dos povos da Amazônia, bem como reconhecer talentos entre os apoiados pelo Fundo Dema.

1.1 – Só serão classificados/as participantes que inscreverem fotos que sejam comprovadamente relacionadas a projetos apoiados pelo Fundo Dema.

1.2 – O público do projeto apoiado deve estar representado nas fotografias.

2 – PARTICIPANTES

2.1 – Podem participar fotógrafos e fotógrafas amadoras do Brasil e outros países que tenham registrado fotos relacionadas a projetos apoiados pelo Fundo Dema.

2.2 – É vedada a participação de representantes do Comitê Gestor, equipe administrativa, conselheiros/as, dinamizadores/as do Fundo Dema; funcionários/as e educadores/as da FASE.

 3 – A PROPOSTA FOTOGRÁFICA

3.1 – As imagens devem ser originais e com autoria.

3.2 – Devem ser submetidas até 3 (três) fotografias por autoria.

3.3 – As fotos podem ser produzidas utilizando máquinas fotográficas, celulares, tablets ou drones.

3.4 – As fotos não podem apresentar efeitos de manipulações digitais, como borda, filtros, distorções e inserções posteriores ao momento em que essa foto foi feita.

3.5 – A fotografia inscrita deve ter relação com os projetos apoiados pelo Fundo Dema.

3.6 – Os arquivos enviados devem estar no formato JPG, JPEG ou PNG, com resolução mínima de 2000 x 1200 pixels. Se necessário, poderá ser solicitado o arquivo RAW (arquivo original, sem processamento ou compressão).

4 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

4.1 – Após formada, a comissão julgadora criará a grade de pontuação e os critérios de desempate, conforme critérios de avaliação abaixo listados, obedecendo o cronograma disposto no item 7 deste regulamento.

– Estética da imagem;

– Representação do tema proposto;

– Composição da imagem;

– Criatividade;

– Originalidade.

5 – COMO PARTICIPAR

5.1 – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do formulário de inscrição, no período de 1º/03/2023 a 28/04/2023.

5.2 – Autorização de Uso de Imagem: É obrigatório o envio de pelo menos uma Autorização do Uso de Imagem ou Termo de responsabilidade, se for o caso, podendo ser preenchida conforme as opções abaixo.

5.2.1 – Autorização de uso de imagem das pessoas retratadas nas fotos;

Clique aqui para baixar o Termo de Autorização de Uso de Imagem das pessoas retratadas

5.2.2 – Autorização de uso de imagem do acervo da associação/cooperativa/coletivo pelo representante legal, para quando a imagem pertencer ao acervo fotográfico da organização comunitária.

Clique aqui para baixar o Termo de Autorização de Uso de Imagem pelo representante legal

5.2.3 – Termo e autorização do uso de imagem pelo/a Autor/a da obra. Caso o/a inscrito/a não tenha como coletar as assinaturas para a Autorização de Uso de Imagem pelas pessoas retratadas, o/a autor/a da imagem deve assumir total responsabilidade, inclusive legal, pelo uso de imagem.

Clique aqui para baixar o Termo de Responsabilidade e Autorização de Uso de Imagem pelo/a autor/a da obra

5.3 – Link para inscrição: O envio dos documentos preenchidos e das fotos deve ser feito via formulário online disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/1jKHRvFfsdPNL-23eyzB7oP4U0FoVMb4H9h-XItkkfKQ/edit?edit_requested=true

5.4 – Ao se inscreverem, todos/as os/as participantes aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

6 – SOBRE OS PRÊMIOS

6.1  Será formada uma comissão julgadora composta por profissionais reconhecidos/as da fotografia e/ou convidados/as pelo Fundo Dema. 

6.2 – O Júri não terá acesso ao nome dos participantes durante sua análise e pontuação das fotos, visando total isenção em sua escolha.A foto que melhor representar os temas propostos, levando em consideração os critérios de avaliação dispostos no item 4 deste regulamento será a vencedora do Prêmio de Fotografia “Fundo Dema 20 anos – Somos Floresta em movimento”.

6.3 – Os prêmios serão:

1º lugar: Notebook Dell Inspiron 15 3000 (11ª geração Intel® Core™ i7-1165G7 / Windows 11 Home / Intel® Iris® Xe com memória gráfica compartilhada / Memória de 8GB DDR4 / SSD de 256GB PCIe NVMe M.2 / Tela 15.6” Full HD (1920X1080)   +  Câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm;

2º lugar: Câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm + bolsa + tripé e capa para tripé + rebatedor fotográfico;

3º lugar: Câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm.

6.4 – As 20 (vinte) fotos mais bem pontuadas pela comissão julgadora serão publicadas na galeria virtual do site, nas redes sociais do Fundo Dema, irão compor a exposição itinerante durante as programações em comemoração aos 20 anos do Fundo Dema e receberão certificado de participação na exposição.

6.5 – Uma mesma foto não poderá ser premiada duas vezes.

6.6 – Os prêmios do concurso de fotografia “Fundo Dema 20 anos – Somos Floresta em Movimento” são intransferíveis e não podem ser convertidos em dinheiro.

7 – DO CRONOGRAMA

Período de Inscrição: 1º/03/2023 a 28/04/2023

Período de formação da comissão julgadora: 02/05/2023 a 04/05/2023

Período de construção da grade de pontuação e dos critérios de desempate pela comissão julgadora: 05/05/2023

Período de divulgação dos critérios de seleção: 05/05/2023

Período de Avaliação: 08/05/2023 a 12/05/2023

Divulgação do resultado: 15/05/2023

Período de Exposição itinerante: 22/05/2023 até 31/12/2023

8 – RESULTADO

8.1 – O resultado final será divulgado por meio do site do Fundo Dema (fundodema.org.br), em 15 de maio de 2023.

9 – DIREITOS AUTORAIS

9.1 – Ao se inscrever no prêmio, o participante declara a plena autoria da(s) fotografia(s) apresentada(a) e a inexistência de plágio de obras.

9.2 – O Fundo Dema será, a partir do momento de submissão da imagem, autorizado a utilizar, fruir e dispor, sem restrição, do conteúdo da foto no todo ou em parte, incluindo qualquer de seus conceitos, ideias e informações, independente da autorização prévia do participante do prêmio, em seus produtos de comunicação, captação e documentação.

9.3 – Qualquer imagem que o Fundo Dema tenha conhecimento que viole direitos de terceiros, ou concorrência, ou ainda que contenha conteúdo que atente à legislação vigente e aos bons costumes será descartada e desclassificada.

9.4 – O Fundo Dema compromete-se em constar os devidos créditos autorais em toda e qualquer veiculação das imagens enviadas.

9.5 – As imagens enviadas para o prêmio não devem conter qualquer conceito, ideia ou informação que contenha caráter confidencial.

9.6 – O Fundo Dema não estará obrigado a manter sigilo sobre qualquer conteúdo da imagem.

10 – DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 – As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnações.

10.2 – A Comissão Julgadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos deste regulamento.

10.3 – O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento poderá causar, a critério da organização, a desqualificação do participante e, consequentemente, das respectivas fotografias que tenha inscrito.

10.4 – O ato de inscrição neste prêmio implica na aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento.

10.5 – Todas as fotografias, premiadas ou não, serão incluídas no acervo do Fundo Dema e poderão ser utilizadas pelos promotores do Prêmio de Fotografia “Fundo Dema 20 anos – Somos Floresta em Movimento”, em qualquer forma, tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores, comprometendo-se a publicar sempre o nome do autor dos trabalhos.

10.6 – Dúvidas serão respondidas somente por e-mail. Escreva para: fundodema@fase.org.br

Belém/PA, 1º de março de 2023

Maria das Graças Costa

Presidenta do Comitê Gestor do Fundo Dema